Como fazer roteiros de viagem usando um app grátis

Uma viagem pode ser inesquecível por vários motivos. E quanto mais preparado você estiver, maiores as chances de obter sucesso com isso. Hoje, há tecnologias que nos permite mais segurança para fazer uma viagem perfeita, desde a criação do roteiro de viagens.

Neste conteúdo, a partir dos tópicos abaixo, aprenda como fazer roteiros de viagem usando um aplicativo gratuito, que pode ser instalado em praticamente todos os celulares. O passo a passo é muito simples e as vantagens são muitas: até o uso do mapa offline.

Como fazer roteiros de viagem usando um app grátis
Foto: (reprodução/internet)

Com um planejamento feito e um roteiro traçado, o seu percurso pode até se alterar durante a viagem; mas, com certeza, você vai ter mais chances de pensar em alternativas rápidas. E se não houver inconvenientes, aí é só seguir o plano e aproveitar cada ponto turístico.

  • Como fazer roteiros de viagem;
  • Os motivos para usar o Google Maps para criar roteiros;
  • Como fazer um roteiro de viagem no Google Maps;
  • As melhores dicas para criar um roteiro no Google Maps;
  • Como acessar os roteiros com o Google Maps offline.

Como fazer roteiros de viagem

Em tempos mais antigos, quem estivesse interessado em saber como fazer roteiros de viagem precisaria encontrar informações em vários lugares para montar esse verdadeiro quebra cabeça. Primeiro, a escolha dos pontos turísticos mais interessantes; só depois, o percurso.

ANÚNCIO
Como fazer roteiros de viagem usando um app grátis
Foto: (reprodução/internet)

Também era preciso ter um mapa físico em papel para tentar descobrir o tempo de deslocamento entre os lugares escolhidos para visitação ou passeio. Afinal, nem sempre dava para fazer um tour completo, levando em conta o tempo de viagem e estadias.

Atualmente, o cenário é outro. Com o advento da internet e das novas tecnologias, qualquer pessoa consegue criar um roteiro de viagem com o Google Maps, que é um aplicativo gratuito. Inclusive, ele é um dos mais indicados e usados por viajantes do mundo inteiro.

O que é o Google Maps

O Google Maps é considerado um dos melhores aplicativos de mapas para viagens. Seja em um rápido deslocamento na sua cidade ou um percurso longo internacional, ele tem funções e serviços que serão úteis durante o caminho. A estrutura chega a mais de 220 países.

ANÚNCIO

Dessa forma, para quem ainda nunca usou, o que é pouco provável; leve em conta que o Maps mostra as rotas e usa informações de trânsito em tempo real para encontrar os melhores trajetos. Ele tem navegação por voz, permitindo que o motorista ouça alertas de trânsito.

O que pouca gente sabia e que você comprova agora é que ele também é ótimo para traçar planos de rotas, isto é, roteiros de viagens com percursos. Para quem pergunta como traçar uma rota com vários destinos, com certeza, o Google Maps é uma das melhores respostas.

Os motivos para usar o Google Maps para criar roteiros

Um dos motivos mais interessantes que existem que para usar o Google Maps em viagens é que ele possui a ideia de realidade aumentada, o que não se tem em outros apps. Assim, ao fazer a rota a pé, por exemplo, dá para ir na função “live view”.

ANÚNCIO
Como fazer roteiros de viagem usando um app grátis
Foto: (reprodução/internet)

Nela, a pessoa pode erguer o celular e ver o trajeto em tempo real, a partir da lente da câmera. E por que isso seria bom? Porque mostra o real caminho a percorrer. É uma ideia muito usada por mochileiros e desbravadores de novas terras, no sentido conotativo, óbvio.

O uso do Google My Maps com foco no transporte público

Diferente do Brasil, outros países, como os europeus; possuem um ótimo transporte público. Então, quem vai para lá pode fazer o uso desses meios de transporte, que são mais econômicos e em muitas circunstancias, mais rápidos também.

O Google Maps ajuda nisso de maneira muito autêntica, já que ao pesquisar um local dá para apertar o botão que indica os vários meios de transportes que existem, do metrô ao ônibus. E se notar que é bem perto, dá até para simular um percurso a pé.

Como fazer um roteiro de viagem no Google Maps

O serviço de criação de roteiro de viagem do Google Maps está ligado a outra plataforma, o Google My Maps. Ele é bem fácil de usar e muito dinâmico, permitindo que os interessados tracem as melhores rotas para conhecer vários lugares e pontos turísticos.

Como fazer roteiros de viagem usando um app grátis
Foto: (reprodução/internet)

E tem mais uma vantagem: o roteiro é personalizado a partir das ideias e projetos de cada pessoa, casal, família ou grupo. Com o diferencial de que ele tem ênfase no turismo, permitindo a marcação de museus, praças, praias e restaurantes como pontos de parada.

Após a escolha desses locais, o usuário que está usando o app poderá traçar a rota, sendo que o objetivo disso é indicar as melhores rotas a partir dos variados meios de transportes disponíveis. O percurso criado é salvo no Google Drive, isto é, fica na nuvem.

Passo a passo

Para quem ficou interessado nessa funcionalidade digital, anote aí os passos. O primeiro é acessar o Google My Maps e ir na opção de “criar um novo mapa”. Com um roteiro do zero iniciado, aí o usuário poderá ir em “mapa sem título” para nomear a sua ideia de passeios.

E essa mesma ideia vai seguindo nos próximos passos. Assim, dá para nomear cada ponto turístico escolhido e ir salvando todos os passeios que forem sendo desejados. Ah, uma dica importante é: sempre que escolher o lugar ou nomeá-lo, clique em “salvar”.

Ao se pensar em vários passeios em um mesmo percurso, a pessoa poderá “adicionar camadas”; o que sugere a criação dos minis trajetos a partir do roteiro de viagem principal. E quem não sabe exatamente o endereço poderá buscar na barra de pesquisa disponível.

Como criar o melhor roteiro de viagens

Quem está usando o Google My Maps, que é do Google e serve justamente para a criação de roteiros de viagens, poderá pensar em uma dinâmica ainda mais efetiva. Isso porque ao se criar camadas, dá para pensar em uma divisão por áreas ou até mesmo pelos dias de viagem.

Como fazer roteiros de viagem usando um app grátis
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, uma ideia é criar uma camada com os pontos turísticos de alimentação. E nele você pode incluir restaurantes, bares, cafeterias e assim por diante. Aí viriam camadas como: artes, aventuras, cultura, etc. Só que também dá para pensar em outra ideia.

Ela é a de separar as camadas por dia de passeio; o que acaba sendo o mais usado. Então, dá para criar a camada do Dia 1, Dia 2, Dia 3, etc. E em cada uma delas, o usuário adiciona os locais que serão conhecidos. Ou você pode criar camadas por cidades, se preferir.

Traçando a rota de viagem

Independentemente de como você optou pela ordem das camadas, agora é hora de iniciar as rotas de viagens. A primeira dica é selecionar qual será o meio de transporte usado ou quais serão eles. Isso vai ajudar muito a identificar os pontos turísticos mais próximos.

Outra dica é determinar, desde o início, o local da partida e da chegada porque assim a própria plataforma consegue ir criando uma imagem perfeita do seu percurso ao longo da viagem. E na sequência, basta ir adicionando os destinos desejados nesse intervalo.

Assim que terminar, vale a pena compartilhar o roteiro de viagens no celular. Para isso, vá no botão de compartilhar, que fica do lado esquerdo e no alto. Então, add os amigos, que poderão ver tudo pelo celular. Com o roteiro criado e compartilhado, aí é só abrir no smartphone e iniciar a navegação, a qual será direcionada para o app do Google Maps.

As melhores dicas para criar um roteiro no Google Maps

Uma das melhores dicas para usar o Google Maps como criador de roteiro de viagens é ter definido qual será o destino, os passeios que quer fazer e o período da viagem. Essa organização e planejamento ajudam muito na hora de usar a plataforma.

Como fazer roteiros de viagem usando um app grátis
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque ela se torna uma ferramenta para formalizar e dar uma ideia mais real dos seus objetivos imaginados anteriormente. Sendo assim, use o próprio Google para saber o horário de funcionamento de um lugar ou encontrar pontos turísticos próximos.

Ao se ter essa ideia geral de como será a sua viagem de lazer, de trabalho ou qualquer outra; o uso da plataforma do Google se torna mais assertivo. E aí basta seguir os passos acima para montar o seu roteiro de viagens de maneira profissional.

Customizando os ícones dos pontos de interesse

Por curiosidade, uma das funcionalidades do Google My Maps é a chance de colorir, mudar e customizar os ícones dos lugares que serão visitados. Com isso, a interface fica muito mais amigável para você e as outras pessoas que possuem acesso ao mapa online.

A dica, neste caso, é usar cores diferentes para marcar o que é essencial de estar no seu cronograma. Enquanto o vermelho indica um sinal de alerta, ele pode estar naqueles ícones mais importantes. Já o azul pode ser para mostrar algo que é secundário.

Ah, para quem é novato no assunto desse aplicativo grátis de roteiros, considere que para usar a função basta clicar sobre o ícone, lista ou mapa e então ir até o baldinho de tinta. Na sequência, escolha a sua cor preferida para finalizar a ação.

Como acessar os roteiros no modo offline

O último tópico é também um dos mais interessantes. Saiba que mesmo offline, isto é, sem internet; dá para acessar o mapa criado no Google Maps? Então, para isso, é preciso fazer o download dos mapas de forma antecipada e depois, aí sim, dá para navegar neles.

O próprio Google diz: “se você for para um lugar com internet lenta ou sem dados móveis, salve o mapa do Google Maps no smarpthone ou tablete e use quando estiver offline”. Para fazer o download, após criar o roteiro, vá em “mais”, “fazer download” e “download offline”.

Versão em espanhol: Cómo crear itinerarios de viaje utilizando una aplicación gratuita