Airbnb: como economizar e conseguir as melhores hospedagens

O Airbnb é um dos aplicativos mais conhecidos e usados no mundo para quem quer se alojar em um lugar de forma desburocrática. O que muda é que tudo é feito diretamente com o anfitrião, com o respaldo de ter por trás uma empresa conhecida. Isso dá segurança ao turista e ao dono do imóvel. 

ANÚNCIO

Assim, ao invés de optar por pacotes de viagens e por hotéis de marca famosa, muita gente tem usado o app do Airbnb para conseguir melhores preços nas estadias. Isso sem abrir mão de um lugar que tenha tudo a ver com a pessoa, podendo ser uma casa inteira, um quarto, um apartamento e muito mais. 

Airbnb: como economizar e conseguir as melhores hospedagens
Foto: (reprodução/internet)

Neste conteúdo, confira algumas dicas para economizar na hospedagem da sua próxima viagem. E aprenda alguns truques para encontrar aquele lugar que tem tudo a ver com o seu objetivo, independente de qual seja o seu destino. 

  • Como ganhar desconto no Airbnb para a primeira reserva;
  • Como ganhar cupom de desconto no Airbnb;
  • O que é o cartão presente da Airbnb;
  • Como pagar barato no Airbnb;
  • As dicas para conseguir as melhores hospedagens no Airbnb.

Como ganhar desconto na primeira reserva com o Airbnb

O Airbnb é um aplicativo inteligente que usa vários recursos para beneficiar os consumidores. Então, muitas vezes cria campanhas e ofertas para incentivar o cadastro e a primeira reserva. É nessa hora que você poderá ganhar algum desconto, por exemplo. 

Airbnb: como economizar e conseguir as melhores hospedagens
Foto: (reprodução/internet)

Além do mais, existe aquela política dos convites, que é bem comum em plataformas de viagens e aplicativos de entregas. Assim, ao enviar links para as pessoas que ainda não tem cadastro, você pode ganhar créditos na sua conta do app e depois usar como forma de desconto em reservas.

Ou se alguém te convidar a criar o cadastro, para quem é novo usuário, também existem descontos ou promoções que podem agradar. E quanto você mais usa o programa, obviamente, mais indicações vão surgindo. Se você tem crédito, veja como usar.

ANÚNCIO

Como usar os créditos da conta na reserva

Quem se cadastrou no Airbnb usando o link de indicação tem um cupom que será exibido de forma automática no checkout, diz a própria plataforma. “A reserva deve ser qualificada a você para ter direito ao uso e há valores mínimos a serem respeitados, sem incluir impostos e taxas”.

Por outro lado, se você ganhou créditos ao indicar o app para alguém, o crédito será adicionado à sua conta e também vai aparecer como opção no checkout da próxima reserva. Se ele ainda não estiver disponível é porque o seu amigo ainda não concluiu a viagem ou a reserva não foi válida.

Vale lembrar que os créditos expiram após um ano da emissão. Além disso, pode levar até 24 horas para eles serem exibidos na sua conta. E os créditos por indicação não são usados em reservas domésticas em alguns países, como na Índia. 

Como ganhar cupom de desconto  

Mais uma boa ideia para economizar na hospedagem do Airbnb é ganhar cupom de desconto. Como? Existem sites, plataformas e empresas que fazem isso, assim como a Localiza. Um ótimo exemplo é o Méliuz.

Airbnb: como economizar e conseguir as melhores hospedagens
Foto: (reprodução/internet)

É um programa de cashback que permite a ideia do “dinheiro de volta” nas compras que as pessoas fazem na internet. E também consegue gerar alguns descontos no aluguel de imóveis por esse aplicativo que estamos mencionando aqui. 

Neste caso, a dica é ficar de olho nas ofertas e promoções para conseguir a melhor opção. Recentemente, o Méliuz gerou descontos de até 20% para os aluguéis. O que é um bom valor, não é mesmo? Para dar certo é preciso logar no Méliuz e acessar o Airbnb por lá.

Como usar os cupons de descontos 

Quem já conseguiu o código, o próximo passo é sobre usar ele. Para tanto, basta clicar no formulário de “inserir cupom”, que fica bem abaixo da forma de pagamento, em uma reserva. É lá no checkout, depois que você já escolheu a sua próxima hospedagem. 

Então, basta digitar ou colar o seu cupom e clicar em “aplicar”. Feito isso, o percentual de desconto vai aparecer na conta final. E algumas dicas são importantes: não dá para usar mais de um cupom de desconto na mesma reserva, por exemplo.

Além disso, se você cancelar a reserva feita, aí o cupom não poderá ser reembolsado. E as datas de expirações desses códigos precisam ser levadas em conta, já que não poderão ser mais usados se isso acontecer. Até porque a cada mês, novos cupons são lançados.

O que é o cartão presente da Airbnb

O que é o cartão presente? Ele não é bem um desconto e sim, um presente, como o nome diz. O que acontece é que a pessoa que ganha o voucher pode usá-lo para alugar imóveis, quartos, espaços e muito mais. 

Airbnb: como economizar e conseguir as melhores hospedagens
Foto: (reprodução/internet)

É comum de acontecer nos casos de quem quer presentear outras pessoas, mas não sabe muito bem como fazer isso. Aí, vem o cartão presente ou vale presente. Pode permitir um valor em créditos para as pessoas usarem dentro do aplicativo. 

Vários países, como o Brasil, possuem essa opção. Então, seja em lojas online ou físicas, dá para comprar o cartão, que vem com um código, que indica o valor. Mas, lembre-se: depois que o cartão é resgatado, pode ser usado em qualquer acomodação ou experiência do mundo.

Como resgatar o cartão presente 

Agora, vamos supor que você tenha ganhado um cartão presente Airbnb e quer usar ele para economizar na sua hospedagem. O que fazer? Primeiro, acesse a sua área de login no site ou no aplicativo. Depois, vá até a opção de cartão presente, que fica no menu.

A partir disso, basta você seguir o que está sendo indicado na tela. Em algum momento será preciso informar o código do cartão para adquirir os créditos. E só então eles vão para a sua conta, podendo ser usados na próxima locação. 

Para alguns celulares, como iOS, a aba de cartões presentes estará em “créditos e cupons”. De todo modo, o processo é o mesmo para fazer o resgate. Em caso de dúvidas, uma ideia é mandar uma mensagem pelo próprio programa.

Como pagar barato no Airbnb

Além dos cupons de descontos e de procurar pelas melhores hospedagens para o seu bolso, há outra dica com relação ao pagamento do Airbnb: parcelamentos. Sabia que nessa plataforma dá para dividir a sua reserva em vários meses para pagar?

Airbnb: como economizar e conseguir as melhores hospedagens
Foto: (reprodução/internet)

Para fazer isso, o passo a passo é bem simples. Basta acessar a sua conta e depois ir em “pagamentos”. Se quiser fazer o parcelamento, então, é só ir na opção “regra de divisão de pagamento” para descobrir as alternativas disponíveis. 

Eles também podem ser programados, caso o anfitrião queira disponibilizar essa opção. Só que não há como fazer isso retroativamente para reservas já feitas. As informações dos próximos pagamentos ficam em “histórico de transações”. 

O que é o preço inteligente do Airbnb

Essa é uma dica muito eficiente para quem é anfitrião. Só que quando você entende o funcionamento dela também pode tirar proveito para conseguir economizar. Veja qual é a explicação da plataforma de aluguéis sobre o preço inteligente:

É quando os seus preços por noite mudam automaticamente de acordo com a procura. É uma ferramenta que tem sido amplamente usada para quem quer otimizar os preços das reservas, mas sem ter que ficar monitorando o tempo todo”.

Isso quer dizer que as opções podem mudar de preço conforme o mercado aquece. Assim, vale a pena fazer aquele trabalho mais árduo de criar uma regularidade nas pesquisas de hospedagens no Airbnb. De um dia para outro, o preço pode mudar.

Dicas para conseguir as melhores hospedagens no Airbnb

Além de tudo o que já vimos aqui, também existem as dicas para uma boa pesquisa no aplicativo, o que resulta em ótimas reservas. Por exemplo, o uso de filtros é importante, já que vai permitir que as pessoas encontrem o que realmente procuram.

Airbnb: como economizar e conseguir as melhores hospedagens
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, não adianta só ir de encontro ao preço, se você não estiver feliz com o local e ambiente da hospedagem, concorda? Sendo assim, é muito interessante ter um objetivo, seja cidade, praia, região ou tipo de acomodação. Depois, inicia-se a sua pesquisa online. 

Como fazer uma boa pesquisa de hospedagens

Para uma boa pesquisa no Airbnb, a recomendação é sempre avaliar os comentários. Por ser um ambiente público, as pessoas que se hospedagem em qualquer lugar podem dizer se gostaram de estar ali ou não, o que vai te ajudar a saber se é o lugar certo para sua viagem.

Até mesmo porque viajar é algo bem individual e se acomodar também. Então, talvez ler que o lugar é limpinho te agrada. Ou ver que ele realmente fica perto do centro. E assim por diante. Além da descrição, não deixe de lado os comentários das pessoas, que valem muito. 

O que vale mais a pena – Hotel ou Airbnb?

Para encerrar o texto, vamos considerar uma reflexão: será que Airbnb é melhor que hotel? Como vimos nos últimos tópicos, isso vai depender do perfil de cada pessoa. Para quem quer acomodações alternativas e com melhor custo-benefício, a resposta pode ser positiva.

Esse aplicativo é famoso por ser bastante flexível e permitir soluções para várias necessidades, preferências e restrições. Ao mesmo tempo, também há contras ao se comprar com os hotéis. O importante é fazer uma boa pesquisa para encontrar um bom lugar e não se arrepender.

ANÚNCIO