As Melhores Cachoeiras do Brasil pra Você Conhecer

ANÚNCIO

Você sabia que as melhores cachoeiras do Brasil podem ser visitadas gratuitamente? Pior, é possível, portanto, que você já tenha até passado por alguma e provavelmente nem tenha percebido que estava próximo a uma das maiores do país. E, sobretudo para quem gosta de aventura, seria uma visita indispensável, com planejamentos até pra uma trilha!

E, certamente, para o aventureiro, não há nada mais recompensador do que um banho de cachoeira altamente refrescante, depois de desbravar pela mata. Entre as mais de 100 cachoeiras brasileiras, divididas pelos 27 estados, existem, por exemplo, formações de vários tipos: Grandiosas, menores, estreitas, extensas… Dessas tantas, o 99Passagens selecionou as 5 melhores. Para qualquer apaixonado por quedas d’água, são imperdíveis. E mais, elas podem ser visitadas em qualquer época do ano.

ANÚNCIO
As Melhores Cachoeiras do Brasil pra Você Conhecer
As Melhores Cachoeiras do Brasil pra Você Conhecer

Entretanto, nem sempre esses lugares estão preparados para receber crianças. Alguns hotéis, inclusive, são apenas para adultos. Com isso, muitos pais ficam sem saber quais são os melhores lugares para viajar com as crianças. Saiba, portanto, que há muitas opções espalhadas por nosso país, prontas para receber a criançada. Desde parques temáticos até os aquáticos. Opções de museus, bibliotecas infantis e praias incríveis. O que não vai faltar é ocupação.

Melhores Cachoeiras do Brasil

Infelizmente, não existe muito destaque para as cachoeiras mais altas, visto que as medições oficiais são quase inexistentes. Em uma simples pesquisa na internet, percebe-se que a partir da 5ª cachoeira mais alta, já fica extremamente difícil descobrir a verdadeira altura das cachoeiras. Contudo, e importante ressaltar que cachoeiras e saltos são qualificados em categorias distintas. Sendo assim, isso gera bastante confusão nessa classificação.

As Cachoeiras

1. Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina (Ba)

Com seus imbatíveis 380 metros de altura em queda livre, essa rainha tem o título da mais alta cachoeira do Brasil. Fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no Vale do Capão, município de Palmeiras, na Bahia. Sua queda é tão colossal que a água “evapora” antes de tocar o chão. Por causa dessa aparente evaporação, o fenômeno dá a impressão de fumaça. Quando o vento sopra, traz esse vapor de água para cima e a sensação é que está chuviscando.

ANÚNCIO

Esse efeito da água é melhor visto (e sentido) na época de seca, quando a cachoeira ainda tem um nível de água reduzido. A subida até o topo da cachoeira leva cerca de duas horas e o nível é de leve a moderado, dependendo do preparo físico do visitante. Para os demais aventureiros, há opção de fazer uma travessia por baixo, mas a duração é de 2 a 3 dias e, nesse caso, é obrigatório ir com o guia local.

2. Cachoeira do Tabuleiro – Minas Gerais

O estado de Minas Gerais foi premiado com a cachoeira considerada, dentre todas, a mais bela do Brasil. Isso por 2 anos consecutivos, no Guia 4 Rodas. Situada (quase escondida) no distrito de Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro (MG), ela é, certamente, a queda d’água mais alta do estado. Sua altura equivale a um prédio de 91 andares, em torno de 280 metros. Além disso, suas águas formam um poço meio turvo com cerca de 18 metros de profundidade.

3. Cachoeira de Santa Bárbara – Goiás

Santa Bárbara chama a atenção pela beleza de suas águas cristalinas e azul-esverdeadas. Ela é considerada a mais bela das águas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). E, convenhamos, arranca suspiros com a beleza do Cerrado Brasileiro. Mas se quiser visitar essa cachoeira, é no município de Cavalcante que você precisa se hospedar.

A cachoeira fica dentro de uma Comunidade chamada Kalunga, e o acesso é por estrada carroçal. Fica cerca de 28 km de Cavalcante. Na entrada de Kalunga ainda são mais 6 km de caminhada até a cachoeira. Todavia esse trajeto, possivelmente, vai ser feito com guia – geralmente adolescentes da comunidade, que cobram uns R$10,00 por cabeça, ou R$ 50,00 por grupo. O trajeto não possui muitos empecilhos, todavia a caminhada é toda sob o sol. Ou seja, não há sombras! Por isso, além de disposição, leve água!

4. Salto do Itiquira – Formosa (GO)

Ainda em Goiás, essa outra cachoeira é o passeio ideal para quem gosta de natureza, mas não quer fazer um esforço parecido com a Cachoeira de Santa Bárbara na hora de subir a trilha. De todas as cachoeiras que citamos até agora, esta é a que tem a trilha mais acessível: São somente quinze minutos de caminhada e em uma estrada 100% pavimentado.

O Salto do Itiquira fica no Parque Municipal do Itiquira. O mais legal é que o parque está aberto o ano todo, das 09h às 16h, e não tem alta ou baixa estação, contudo o melhor horário para visitar ainda é pela manhã. Porque os raios de sol com as gotas de água, transpassados pelos raios de sol matinais, formam um lindo e famoso arco-íris na base da cachoeira. Chegando bem cedinho, você ainda consegue fazer algumas outras trilhas.

5. Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)

É simplesmente impossível falar em cachoeiras sem citar a estrela Cataratas do Iguaçu. Internacionalmente famosas, como uma das maiores belezas naturais do mundo, nada mais óbvio que elas fechem com chave de ouro nossa lista das melhores cachoeiras brasileiras. Afinal, são mais de 260 quedas, com cerca de 70 m de altura e um gigantesco fluxo de água. A parte brasileira dessa exuberância natural fica no Parque Nacional do Iguaçu.

Uma coisa interessante é que as quedas e os saltos possuem nomes próprios, como Deodoro, Benjamin Constant, Floriano e, o mais famoso, a Garganta do Diabo. Os únicos meses com redução nas visitas no parque são os de junho e julho, por causa do frio do inverno. Entretanto, se o visitante não tiver problemas com o frio, pode empacotar as malas e partir pra sua visita.

Por motivos óbvios, não dá pra nadar pela força das quedas, mas, para observar, o parque estará aberto todos os dias, das 9h às 17h.

Programe-se para as melhores cachoeiras do Brasil

Em alguns sites de busca você encontra passagens aéreas promocionais. Você encontra, além dos melhores preços, melhores tarifas. Você encontra também dicas de viagens, informações sobre os as cachoeiras escolhidas da sua viagem. Existem equipes extremamente qualificadas, comprometidas e prontas para atender, não só com cordialidade, mas principalmente com resolução. Cadastre-se no site oficial de algumas dessas empresas e aproveite a temporada de passagens aéreas baratas.

ANÚNCIO