Curitiba: 5 Motivos pra Você Conhecer

ANÚNCIO

Curitiba tem atrações muito conhecidos por todo mundo. Por exemplo, o Jardim Botânico, o Natal do Palácio Avenida ou o famoso Passeio de Trem. Contudo a capital tem mais coisas para oferecer e, infelizmente, muitas vezes, os turistas não visitam esses lugares por falta de informação. Ou seja, pela dúvida de não saber ao certo do que se trata, acabam deixando coisas muito legais de lado no roteiro.

Curitiba foi eleita uma das 21 cidades mais inteligentes do planeta, em 2019, no Intelligent Community Forum (ICF). Esse grupo é também formado por cidades como Chicago (EUA), Issy les Moulineaux (França) e Sarnia-Lambton County (Canadá). O reconhecimento internacional foi destaque da apresentação de John Jung, diretor do ICF Canadá, no dia 21 de março desse ano, que foi o primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2019.

ANÚNCIO
Curitiba - 5 Motivos pra Você Conhecer
Curitiba – 5 Motivos pra Você Conhecer

Em termos nacionais, numa pesquisa gigantesca, realizada entre os dias 21 de dezembro do ano de 2018 e 20 de março deste ano, foram eleitos os 7 Destinos Mais Visitados do Brasil, para curtir a temporada desse verão. A pesquisa foi promovida pela plataforma virtual da maior agência de viagens online da América Latina. 99Passagens, claro, tratou de produzir uma matéria pra deixar o viajante antenado no resultado.

O Smart21 de 2019

Só o fato de receber o título de uma das cidades mais inteligentes do mundo já deveria ser motivo suficiente para os turistas desejarem conhecer Curitiba. Conquistar um lugar entre os Smart21 do ano é considerado um distintivo de honra mundial. Bem como, um primeiro passo para um reconhecimento ainda mais mais grandioso (Top7), como uma Comunidade Inteligente, que está de prontidão para prosperar mais amplamente na sua economia. Mas, claro, o 99Passagens não vai parar as indicações por aqui.

Planejamento Urbano de Curitiba

Se tem uma coisa que o turista detesta é engarrafamentos. Porque o tempo das visitas, muitas vezes, é bem planejado e apertado. Daí, ficar parado no trânsito é fatal para um visitante que tem tanto pra ver. O planejamento urbano de Curitiba funciona. Uma cidade engajada no compromisso sério e profundo com o planejamento pró-ativo do seu próprio futuro urbano, pelos próximos, aproximadamente, quarenta anos! Enquanto outras cidades brasileiras acolheram indústrias pouco menos comprometidas com o meio ambiente, Curitiba aceitou apenas as que estavam em conformidade com os “não-poluidores”.

ANÚNCIO

Aliado a isso, desenvolveu um parque distrital industrial com muito espaço verde. Hoje, popularmente, até apelidado como “Campo de Golfe”. A cidade desenvolveu o “Curitiba Technoparque”, um projeto que transforma a produção intelectual de suas universidades em tecnologias inovadoras práticas. Isso fez com que, de 2008 a 2009, Curitiba evoluísse as empresas de tecnologia em 7% e a empregabilidade nessas empresas em 25%.

Linha Turismo

A Linha Turismo é uma linha especial de ônibus que passa por 24 pontos turísticos distintos da capital paranaense. Com ela, certamente é possível conhecer os principais parques, as praças e as atrações de Curitiba. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 (trinta) minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de 03 (três) horas. Por si só, a Linha Turismo já é uma grande atração turística da cidade.

Jardim Botânico de Curitiba

Sem dúvidas, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Foi inaugurado em 1991 e criado à imagem dos jardins da França. Ele estende seu deslumbrante tapete de flores aos visitantes logo a partir da entrada. A estufa (conforme foto acima), em estrutura metálica, abriga uma variedade de espécies botânicas que são uma referência nacional. Além disso, ainda guarda uma fonte d’água.

O Jardim das Sensações é em uma trilha interna de cerca de 200 metros, dentro do Jardim Botânico. Nele o visitante percorre, de olhos vendados, conhecendo com os sentidos restantes, plantas e algumas paisagens naturais. Dá pra “ver” as plantas com as mãos, dá pra sentir o chão com os pés descalços, dá pra ouvir a voz do vento e da cascata, bem como aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra. Tem sementes, galhos, e ainda um sino que toca, anunciando a beleza da vida.

Mercado Municipal de Curitiba

Esqueça aquele mal cheiro e as sujidades tão características em mercados públicos. O Mercado Municipal de Curitiba é, certamente, o principal e mais tradicional de todos os endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros, ou na delicatessen, ou no setor orgânico, o cliente encontra uma infinidade de produtos. Tais como: bebidas, queijos e vinhos, ervas (inclusive medicinais), temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e até cortes especiais.

Além disso, também tem produtos para decoração, utensílios domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes, entre outros. Pode-se curtir momentos muito agradáveis nos restaurantes étnicos na praça da alimentação. Aqui é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações diferentes! Ainda aqui é possível participar de eventos realizados regularmente dentro do Mercado.

Torre Panorâmica

O Suporte da telefonia celular está no ponto mais alto de Curitiba. E, assim sendo, permitindo uma visão da cidade em 360 graus. A altura dela é de 109,5 metros. Ficando, por fim, numa altitude 1.050 metros do nível do mar! É administrada, em conjunto, tanto pela Oi como pelo Instituto Municipal de Turismo, que fornece orientações turísticas. Além disso, abriga também também o Museu do Telefone. São duas visitas em uma.

Contudo, vale a ressalva: Excepcionalmente, em dias de grande movimentação, pode ocorrer o fechamento antecipado do portão principal de entrada da Torre Panorâmica. Neste período – de férias de inverno – a Torre também funciona nas segundas-feiras, dos dias 08, 15, 22, 29 de julho e também dia 05 de agosto de 2019. Atenção: A venda do ingresso é realizada exclusivamente no local. Ou seja, não existe venda online, nem nenhuma empresa está autorizada a vender antecipadamente!

Pronto pra Viajar

Curitiba convence, não é? Portanto acesse agora mesmo o site oficial do governo de Curitiba e busque mais detalhes turísticos sobre os lugares que você deseja conhecer. Por outro lado, não deixe de também acompanhar os grandes sites oficiais de passagens aéreas. Eles fazem constantes buscas por passagens promocionais, inclusive para Curitiba, em todas as empresas que disponibilizam voos para a região desejada. A depender do planejamento, sua viagem pode sair pela metade do preço! Cadastre-se, é grátis!

ANÚNCIO