São Salvador, Bahia, a Capital da Alegria

É impossível ser indiferente à cidade de São Salvador, capital do estado da Bahia. Conhecida como a Capital da Diversão ou a Cidade da Alegria, ela nasceu como protagonista do Brasil. Alguns dizem que era pela localização estratégica para os europeus. Mas, indiscutivelmente, as estonteantes expressões da natureza local, arrebataram os corações dos navegadores.

Dotada de extraordinárias paisagens naturais e uma hospitalidade conhecidamente extrovertida, Salvador foi a única cidade do Brasil a ser indicada pelo The New York Times – jornal com a maior circulação entre os metropolitanos nos Estados Unidos – como “lugares para se conhecer em 2019”. Dos 52 lugares no mundo, indicados pelo jornal diário americano, Salvador ocupa o 14º lugar.

São Salvador, Bahia, a Capital da Alegria
São Salvador, Bahia, a Capital da Alegria

O Rio de Janeiro/ RJ é uma outra cidade brasileira que também mistura, com harmonia, paisagens naturais e urbanas. Aqui você encontra passagens em promoção e como comprá-las.

Conhecendo São Salvador

Salvador é como um gigantesco museu, contudo, em plena atividade. Tanto grandes festas acontecem em meio a centros históricos, como, em contraste, construções ultramodernas se harmonizam, elegantemente, com os cenários centenários, já tão tradicionalmente conhecidos.

Tem lugar para todos. Da mesma forma que Salvador abriga o turista mais exigente com o luxo e o conforto, ela também envolve o mais despojado e simplista. Comparando com outras capitais, os preços são justos. Por isso existe entretenimento disponível para todas as classes de poderes aquisitivos.

ANÚNCIO

Interagindo com a Cidade

Mas não foi só a natureza que esbanjou beleza sobre Salvador. Em outras palavras, o homem também fez de lá um lugar absurdamente especial. A cidade inteira exala uma simbiose em música e cultura. Tanto a música contemporânea como repertórios clássicos viram arte em suas multiformes apresentações.

Além disso, Salvador tem muitas festas, excelentes restaurantes e belos cenários. Alguns cortados por coqueiros, brisas e belas praias – inclusive algumas urbanas – e outros, mais contemporâneos, por vidro, aço e concreto.

Atrações de São Salvador

Antes de tudo, Salvador não é um lugar para se ir sem tempo. É impossível, por exemplo, não se impressionar com as paisagem das praias do norte, como Itapuã, musicalizadas pela eternidade por gênios como Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Toquinho.

Pontos Turísticos

Dedique, no mínimo, um dia inteiro ao litoral norte. A Praia do Flamengo e a de Stella Maris, por exemplo, tem parada obrigatória. Além disso, se for s Salvador e não fizer uma pausa em Itapuã, não foi. Já na estação da Lapa, o tão famoso e tradicional e original Acarajé da Cármen é, da mesma forma, muito disputado.

Entretanto, se você valoriza arte manufaturada, e seu fraco são ateliês e lojas de artesanato, duas paradas são indispensáveis: O Mercado Modelo e o Pelourinho. Certamente você vai querer caminhar vagarosamente para conseguir observar todos os detalhes construídos pelas mãos dos experientes artistas regionais.

Atravessar o Corredor da Vitória e a Avenida 7 de setembro te fará conhecer bons museus. Em contraste, verá também grandes arranha-céus, interagindo com o belo conjunto de construções coloniais. E, se tiver sorte, ainda vai poder ver o entardecer na Marina e o pôr-do-sol no Solar do Unhão, na avenida Contorno.

O Farol da Barra, por exemplo, está entre os principais pontos turísticos. Ele abriga o museu Náutico e tem uma atmosfera de muita liberdade. De dia ou de noite, famílias se reúnem de forma surpreendente. Do mesmo modo, do alto do Elevador Lacerda se pode ver a Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía do mundo.

Restaurantes

Falar da comida típica da Bahia é um caso à parte. Acima de tudo, você tem que ter disposição. Porque desde a cozinha local, passando por casas especializadas em frutos do mar, em comida japonesa, italiana, steakhouses, Salvador tem desde os preços mais sofisticados até os mais acessíveis. Além disso, ainda se pode fazer reservas online.

Aproveite para almoçar dentro do Conventual, um restaurante dentro de um convento do século 16, que hoje abriga o hotel Pestana Convento do Carmo. Também para experimentar desde as mais refinadas sobremesas até as mais caseiras receitas de chás e cafés regionais.

Qual a melhor forma de ir para Salvador

Para escolher quais os períodos mais econômicos ou os mais procurados para grandes eventos da cidade, o ideal é você estar sempre atento aos maiores sites de promoção de passagens. Assim, você sempre viaja com grandes descontos, mas sempre retorna com grandes histórias.

ANÚNCIO