Só compro passagens aéreas em promoção por esse site – Entenda

Na hora de fazer uma viagem, a parte que mais costuma preocupar as pessoas é a compra das passagens aéreas. Bom, pelos menos costumava ser assim para mim. Lembro de quando eu passava a madrugada acordada esperando promoções de passagens, sendo que depois descobri que uma coisa não influencia outra.

ANÚNCIO

Depois de quebrar muita a cabeça. Encontrei um site que facilitou minha vida na hora de planejar a viagem e encontrar preços acessíveis de voos. Por isso, decidi contar como foi minha experiência com o site Kayak. Assim como eu, existem diversas pessoas que querem economizar um dinheirinho durante as viagens, não é mesmo? Vamos lá?

Só compro passagens aéreas em promoção por esse site - Entenda
Foto: (reprodução/internet)

Veja os tópicos que vou falar aqui com vocês:

  • Como funciona o Kayak;
  • Quais são as vantagens da plataforma;
  • Como comprar as passagens;
  • É mais barato comprar pacote de viagem?

Como funciona o Kayak

Antes de usar o Kayak, fiz uma busca rápida para entender se era uma plataforma confiável. Então, descobri na internet que a empresa já era antiga. Foi criada nos Estados Unidos, em 2004. Só que no Brasil só chegou em 2014, mas realmente começou sua expansão depois de ter sido comprada pelo Booking. Também cheguei a utilizar essa plataforma para hospedagem.

Só compro passagens aéreas em promoção por esse site - Entenda
Fonte: (Reprodução/Internet)

A principal função do Kayak é justamente oferecer um buscador de passagens aéreas. Assim, o sistema faz uma pesquisa de preços em diferentes companhias aéreas ao mesmo tempo. É possível fazer pesquisas de voos para diversos países como Espanha, Reino Unido, Argentina, o próprio Brasil, claro, entre outros.

Além das passagens aéreas, o site também ajuda a encontrar preços mais em conta de hospedagem, aluguel de carro e até mesmo pacote de viagens. Falando nisso, no decorrer do texto, vou contar minha experiência comprando o pacote de agências de turismo e comprando separadamente cada serviço. Se está pensando em fazer uma coisa ou outra, sugiro ler antes.

ANÚNCIO

Afinal, tem passagem barata?

Muita gente se pergunta, a Kayak tem passagens aéreas baratas mesmo ou é só conversa? Sendo bem sincera, já vi isso acontecer em diversos mecanismos de buscas para viagens. Confesso que já estava quase desistindo. Mas ao encontrar a Kayak me deparei com promoções bem atrativas.

Os preços mais atrativos são justificados porque o site faz uma busca ampla. Ouso dizer que é mais abrangente que as plataformas concorrentes. O Kayak usa como base voos de diversas companhias aéreas e plataformas que oferecem passagens também. Além de milhares de opções de voos, com datas e horários diversos.

O mais interessante é que o site não se restringe aos voos. Também disponibiliza opções de hospedagem e aluguel de carro. Então, o usuário não precisa sair da plataforma para obter outros serviços. Claro, é sempre bom dar uma pesquisada para saber onde estão os melhores preços. Mas, a empresa traz essa acessibilidade e praticidade.

Quais vantagens encontrei

Então, apesar do Kayak ter foco em oferecer passagens aéreas mais em conta, a plataforma conta com outras funcionalidades. Isso me chamou atenção. Por exemplo, o site dá a opção de fazer o planejamento da viagem e também de acessar os bilhetes comprados pela internet. É a função “Trips”, em que o usuário pode ver suas reservas.

Só compro passagens aéreas em promoção por esse site - Entenda
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além disso, também tem como receber alertas de voos, encaminhar itinerários e encaminhar informações sobre a viagem para outras pessoas. Para tornar o uso mais prático, tive que baixar o aplicativo no celular e ir explorando os serviços. Descobri também a opção “Explore”, em que a própria plataforma sugere destinos utilizando valores ofertadas nas últimas 48 horas.

Achei isso bem interessante porque em alguns momentos quis fazer viagens que não estavam programadas, dentro do Brasil mesmo. Então, fui no “Explore” e consegui encontrar passagens com preços interessantes e para o destino que estava buscando. Veja algumas das outras funcionalidades:

  • Datas flexíveis: é a opção para quem não tem viagem com datas definidas e que podem ser ajustadas. O sistema mostra voos três dias antes ou depois das datas escolhidas;
  • Previsão dos preços: essa também foi outra vantagem que aproveitei, já que a Kayak disponibiliza dados com base nos históricos do próprio site. Assim, mostra uma probabilidade de valores para datas e destinos específicos.

Tem desvantagem?

Ainda levando em consideração as vantagens, foram esses pontos que citei que me fizeram aderir a plataforma. Fica mais fácil avaliar o momento ideal de comprar passagens, bem como de adaptar os pacotes que costumo ter em mente também. Mas como nem tudo são flores, o site também tem seus pontos negativos.

A primeira desvantagem que identifiquei é que precisei ter atenção em relação ao compartilhamento dos meus dados. Afinal, a plataforma fornece dados para outras empresas para fazer a busca dos melhores preços de serviços. Mas, o que eu descobri recentemente é que dá para não compartilhar os dados pessoais. Então, aderi.

Outro fato, que eu já esperava que fosse assim, mas ainda considero ruim é que se tiver algum problema com as passagens, não é o Kayak que se responsabiliza. Nesse caso é responsabilidade da companhia aérea ou de outra empresa dona do serviço contratado. Então, o Kayak é só um intermediador. Isso pode incomodar outras pessoas também.

Como comprar passagem aérea no Kayak

Agora vamos para a parte mais interessante né? Como usar o Kayak? Me considero uma pessoa que tem dificuldades com plataformas digitais, então achei que quebraria a cabeça para utilizar. Mas não foi assim, achei super fácil de entender o funcionamento. O primeiro passo é acessar o site do Kayak e selecionar o destino desejado.

Só compro passagens aéreas em promoção por esse site - Entenda
Foto: (reprodução/internet)

Feito isso, agora é só informar as datas de ida e volta e a quantidade de adultos e de crianças, se tiver. Ao selecionar as datas, vai ver que tem a possibilidade de escolher a opção de datas flexíveis. Se for o caso de não ter datas definidas, recomendo deixar o buscador no modo flexível. Assim, as chances de encontrar preços mais em conta são maiores.

Após concluir a pesquisa, podem aparecer opções de sites parceiros como 123 milhas ou Viajanet. Ao mesmo tempo aparecem as ofertas das próprias companhias aéreas. Aí cabe você escolher qual interessa mais. Só que já vou adiantando que os preços de plataformas parceiras costumam ser melhores. Depois, é só ir em “ver oferta” e concluir a compra.

É confiável?

Como pode ver, a plataforma é até simples. Mas será que o Kayak é confável? Eu também me perguntei isso antes de concluir qualquer compra de passagens ou reserva de hospedagem. Pelo fato da empresa ser conhecida mundialmente e estarentre os maiores buscadores de passagens, ela é considerada confiável.

Claro que dei uma vasculhada no Reclame Aqui também. Como já esperava, alguns clientes reclamaram de pontos específicos, mas o que me chamou atenção é que a equipe respondeu todas as reclamações. A maioria dos clientes que comentaram no site disseram ter tido problemas com a plataforma em si.

As queixas são relacionadas aos filtros das plataformas e alguns bugs que acontecem eventualmente. Algumas pessoas também reclamaram de erros na hora de comprar as passagens. Nesse caso, não foi um erro da empresa, mas sim uma falta de atenção do próprio usuário. A dica é conferir os filtros e ficar atento se está utilizando a função de “datas flexíveis”.

Pacote de viagem ou serviços avulsos

Antigamente, era comum comprar pacotes de viagens montados pelas empresas de turismo. Hoje em dia, as pessoas têm se aberto para outras opções. A grande razão de alguns viajantes optarem pelos pacotes é porque já está tudo pronto. Minha família sempre viajou pela agência de turismo CVC, por exemplo, pois para meus pais os serviços eram mais seguros.

Só compro passagens aéreas em promoção por esse site - Entenda
Fonte: (Reprodução/Internet)

Geralmente, o público mais tradicional prefere negociar presencialmente. Logo, as plataformas de viagem costumam causar estranheza. No entanto, quando o assunto é preço e juros, pode ser que esses pacotes prontos saiam bem mais caros. Só para ficar mais claro, quando falo de pacote, me refiro às passagens e à hospedagem inclusa.

Claro que o pacote de viagem pode sair mais barato. Ainda mais que as companhias aéreas pagam uma tarifa para as agências de turismo parceiras, que acabam tornando o custo desses serviços atrativos. Além disso, os hotéis, resort e as pousadas costumam fazer um preço diferenciado para essas empresas pelo fato delas concentrarem muitas negociações.

Qual escolher?

Então, existem pontos bons e ruins em ambos os serviços. O que precisa ter em mente é que nem sempre o pacote de viagem pronto vai sair mais barato. Nesse caso, pesquisar antes é a melhor solução. Existe muita gente que prefere comprar os serviços avulsos, por achar que as agências de turismo encarecem os produtos.

Por exemplo, às vezes o voo escolhido pela agência não é o mais barato. De repente você pode pesquisar por voos mais flexíveis com conexão e que, consequentemente, serão mais baratos. Também tem a chance de substituir o hotel que a agência está oferecendo e colocar um de custo-benefício, que não é parceiro dela mas que tem um bom preço de diária.

Então, a resposta é pesquisar antes de comprar. É possível que o pacote saia mais em conta, mas não considere como a única opção. Use múltiplas plataformas de busca e depois tire a conclusão. Claro, esses sites precisam ser confiáveis. Por isso, separei um tópico final sobre o assunto.

Existem outras plataformas alternativas

Embora eu tenha aderido ao Kayak, existem inúmeras alternativas de sites de viagem. Só precisa ter cuidado com golpes. Plataformas como Decolar.com, Melhores Destinos, Skyscanner, Trivago, 123 Milhas e ViajaNet costumam estar entre as mais confiáveis.

Mas como disse a vocês, o Kayak ainda possui um alcance maior de preços de voos, hospedagens e aluguel de carro que esses que citei acima não possuem. De qualquer modo, também indico que compare os preços para fazer uma boa viagem.

ANÚNCIO