Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas

Em algum momento da vida, muita gente nota que ao usar o cartão de crédito é possível ter benefícios. Então, a pessoa se inscreve em programas de pontos e de milhas. No entanto, com o tempo, acaba deixando de visualizar ou acompanhar as compras.

ANÚNCIO

E mais tarde vem a dúvida: será que tenho milhas acumuladas? É nessa hora que bate uma ansiedade positiva para saber se tem pontos na conta. Só que nem sempre a pessoa sabe como descobrir isso. A ideia desse conteúdo é ajudar quem está nessa situação.

Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas
Foto: (reprodução/internet)

Para descobrir se tem milhas de viagens na sua conta, leia:

  • Os pontos acumulados ou as milhas acumuladas;
  • Como saber se tenho milhas acumuladas;
  • O passo a passo do Smiles, Tudo Azul e Latam Pass;
  • Os melhores cartões para acumular milhas.

Os pontos acumulados ou as milhas acumuladas

Antes de começar de fato esse conteúdo tão importante para as pessoas, a gente quer trazer aqui um detalhe que pode confundir muita gente: pontos ou milhas? A verdade é que são coisas diferentes, apesar de indicarem um mesmo objetivo.

Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas
Foto: (reprodução/internet)

Quando estamos falando de cartão de crédito, a pessoa pode acumular pontos. Assim, cada cartão costuma ter o seu próprio programa de pontos. Depois, esses pontos podem ser usados para vários fins, inclusive, serem transferidos para os programas das companhias aéreas.

É nesse processo, de fazer os pontos de bancos irem para os programas das companhias, que eles viram milhas. Com as milhas, as pessoas podem conseguir passagens mais baratas, vantagens em viagens, serviços de hospedagens e muito mais.

ANÚNCIO

Os programas de milhas do Brasil

No nosso país, existe três grandes programas de milhas, isto é, que estão ligados às principais companhias aéreas que temos por aqui. O Tudo Azul é da Azul, o Smiles é da Gol e tem o Latam Pass, que é da companhia aérea Latam.

Agora, como ter pontos para transferir que se tornem milhas? Aqui entram um fato curioso: vários cartões de crédito permitem o acumulo de pontos. No entanto, é mais comum que eles sejam Infinite, Black, Gold, Naquim e alguns Internacionais.

Isso quer dizer que quem tem um cartão de crédito básico pode não ter um programa de pontos. Mas, se a pessoa tem algum cartão que é diferenciado, então, possivelmente, ele participa de programas como esse. O que quer dizer que quanto mais se usa, mais pontos!

Como saber se tenho milhas acumuladas

A primeira coisa a se fazer é acessar o site do programa de pontos que o emissor do seu cartão trabalha. É comum que o acesso seja feito através do CPF e da senha. Na maioria dos casos, mesmo que não tenha a senha, a pessoa pode ir em “redefinir senha” para acessar.

Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas
Foto: (reprodução/internet)

Agora, caso não tenha o cadastro, então, é bem provável que não tenha milhas acumuladas ali. Isso porque mesmo que os programas permitam um tipo de adesão automática, quase sempre a pessoa tem que criar o cadastro para os pontos começaram a ser somados.

Ainda assim, a gente recomenda que, se o usuário sabe qual é o programa de pontos do cartão, então, ele faça um cadastro ali na hora para saber se tem pontos e milhas. Ao acessar a página, já será possível ver se tem milhas acumuladas ali, bem na categoria de “extrato”.

Verificando o extrato

Quem conseguiu ver se tem pontos acumulados e viu que existem alguns, a primeira coisa é entrar na parte do extrato. Isso porque a maioria dos programas possuem prazo de validade que fica entre 1 ano e 2 anos para que os pontos se expirem. 

A partir disso, dá para saber o saldo total de pontos, os que estão próximos de vencer e até mesmo os que são qualificativos. Dá para pesquisar por período ou usar outros filtros. É a partir desse estudo que se pode conseguir passagens com desconto, por exemplo. 

O passo a passo do Smiles

Um dos programas de milhas mais conhecidos do país é o Smiles, que é da Gol Linhas Aéreas. Logo, ao acessar a página oficial do Smiles, a pessoa tem que entrar com o login e a senha. Então, basta digitar o CPF e a senha. O número de milhas aparece abaixo do nome.

Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas
Foto: (reprodução/internet)

Em seguida, nesses passos simples, é possível “ver o extrato completo” e ficar por dentro das outras somas de compras. Também é possível selecionar o período a ser consultado, para saber a quantidade que está próxima a vencer. 

Um ponto interessante é que o programa Smiles aceita diversos cartões de crédito como parceiros. Assim, quem tem pontos acumulados no cartão poderá, possivelmente, fazer a transferência para o Smiles. E lá é que os pontos viram milhas.

Os pontos no Smiles

Para se ter uma ideia disso, considere os cartões dos seguintes bancos: banco Pan, banco do Nordeste, banco Safra, Banestes, Banco do Brasil, Bradesco Cartões, Banrisul, BRB Card, BV, Banpará, Itaú, C6 Bank, Caixa, Credicard, Nu, Porto Seguro, Sicoob, Sicred e muito mais. 

O passo a passo da Tudo Azul

No Tudo Azul, que é o programa de milhas da Azul Linhas Aéreas, o processo é bem parecido. Logo, basta acessar o site oficial e depois ir em extrato. Então, lá é possível fazer a consulta de pontos acumulados, inclusive observando o prazo de validade.

Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas
Foto: (reprodução/internet)

O mais comum é que o saldo aparece logo abaixo do nome do usuário. E as milhas sempre ficam visíveis no canto da tela. Para saber os detalhes, é só clicar ali. Tem os pontos próximos do vencimento e os qualificáveis separados. 

A Tudo Azul diz que dá para acumular pontos em vários cartões de crédito e depois transferir para o programa, criando a fórmula: pontos para milhas. Para transferir, basta ligar para o programa do seu cartão e pedir a transferência, diz a Tudo Azul.

Os pontos no Tudo Azul

Atualmente, da mesma forma que faz o Smiles, o Tudo Azul também aceita vários programas de cartões. Por exemplo: Esfera, IUPP Itaú, BRB Card, Livelo, Banco do Brasil, Cartões Caixa, C6 Bank, Banestes, Brasil Card, Banco do Nordeste, Uniprime, Unicred, BV e muitos outros.

O passo a passo do Latam Pass

O Latam Pass é o programa de pontos da Latam Linhas Aéreas. Então, no site deles é preciso entrar com o cadastro para saber se tem milhas acumuladas. O login é o CPF e a senha é pessoal. Em caso de dúvidas, a pessoa pode pedir a redefinição de senha.

Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas
Foto: (reprodução/internet)

Como vimos acima, nesse caso também dá para filtrar os extratos dos pontos e ver por período ou por tipo de transação. Sendo que existem cartões que dão menos ou mais pontos para esse programa. Essa pesquisa de pontos é rápida.

A própria Latam Pass diz que é possível concentrar as compras em um único cartão de crédito. Depois, basta transferir os pontos a partir do contato com o banco. Com os pontos no Latam Pass, a pessoa pode fazer várias coisas, desde conseguir descontos em compras até passagens.

Os pontos no Latam Pass

Atualmente, praticamente todo cartão de crédito pode ter pontos gerados no Latam Pass. E a pontuação é única, sendo 1 ponto no programa para 1 ponto no Latam Pass. Isso vale para Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Sicoob, Porto Seguro, BV, Pan Mais e etc. 

Os melhores cartões para acumular milhas

Como mencionamos acima, considere que cada cartão de crédito tem sua vantagem. Se por um lado nem todos acumulam pontos, saiba que por outros alguns podem acumular 2 vezes ou até 3 vezes mais pontos. Isso vai depender do modelo dele.

Veja como saber se você tem milhas de viagens acumuladas
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, sempre vale a pesquisa para saber se ele é o cartão de crédito ideal para você. Afinal de contas, é comum que eles também têm altos valores de anuidade, que pode ser parcelado mês a mês, mas ainda assim significa um gasto que o usuário terá.

O Cartão Azul Itaucard Visa Infinite é um dos que mais somam pontos hoje em dia, sendo uma opção para viajantes. O motivo é simples: a Azul é parceira do Itaú. Assim, criaram um cartão que acumula até 3,5 pontos para compras feitas no exterior. 

A maioria é do Itaú

Outro é o Latam Pass Internacional, um dos mais baratos, sendo 12 parcelas de R$ 22. Ele também é oferecido pelo banco Itaú, sendo um Itaucard. Apesar dos pontos, ele não tem tantos recursos para os viajantes como os que são Infinite, Black ou Platinum.

Para quem quer conhecer mais dos melhores cartões para milhas, pesquise também sobre: o cartão GOL, o cartão Bradesco Diners Club, o cartão C6 Carbon Black, o Cartão Decolar Santander, o cartão Digio Internacional, o cartão Porto Seguro Infinite e outros.

O cuidado com as taxas de juros

Antes de terminar a sua leitura, leve em conta que os cartões de crédito podem ter custos “fantasmas”. Isso porque além da anuidade, em caso de atraso na fatura ou compras internacionais, as pessoas também se responsabilizam por pagarem os custos de juros.

Para se ter uma ideia disso, saiba que o The Platinum Card American Express é um dos melhores produtos para quem viaja e quer milhas no cartão. No entanto, os juros rotativo dele ficam em 10,65% ao mês enquanto a anuidade é de 12 vezes de R$ 116,66.

ANÚNCIO