Cartão Caixa ITIC: como adquirir milhas com este cartão?

Existe um cartão de crédito em Portugal que foi feito para os professores e professoras. Ele também pode ser um produto de crédito para os professores estrangeiros. E o melhor de tudo é que é um cartão com milhas, onde cada euro gasto se torna um ponto no programa. 

ANÚNCIO

ITIC vem da frase International Teacher Identity Card. Ou seja, fica claro que esse é um produto pensado nesse profissional tão importante, o professor. E para valorizar essa função tão importante, em todas as fases da vida, a CGD criou o cartão ITIC. 

Nesse conteúdo, você vai entender tudo sobre o cartão ITIC da Caixa e vai ver as vantagens. Depois, também vamos trazer os custos, como os juros e a anuidade. E assim será possível tirar uma conclusão para saber se ele é o melhor produto para você ter na carteira ou no bolso.

Cartão Caixa ITIC: como adquirir milhas com este cartão?
Foto: (reprodução/internet)
  • O que é o Cartão Caixa ITIC;
  • Quem pode pedir o cartão ITIC da Caixa;
  • A taxa de juros do Cartão Caixa ITIC;
  • Os benefícios em passagens aéreas do ITIC;
  • Como tirar dúvidas sobre o cartão ITIC da Caixa.

O que é o Cartão Caixa ITIC

É um cartão de crédito da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que tem um público-alvo muito bem definido: os professores. Entre os diferenciais, ele apresenta uma cobertura internacional e, sim, um programa de milhas que são somadas em cada fatura que é paga.

Cartão Caixa ITIC: como adquirir milhas com este cartão?
Foto: (reprodução/internet)

Além disso,  é compatível com as novas tecnologias. Por exemplo, pode ser incluído nas carteiras digitais dos smartphones, como a Apple Pay e o Google Pay, entre outras. Como todo cartão de crédito tradicional, a sua principal função é pagar compras e, possivelmente, parcelar elas. 

Outro diferencial é a chance de acessar lojas internacionais e contar com um programa de descontos. Logo, dá para pagar menos em cada compra, desde que respeitadas as condições dos parceiros comerciais. A anuidade está na média do mercado, como veremos abaixo.

ANÚNCIO

O melhor cartão de milhas em Portugal

O Cartão Caixa ITIC aparece entre os melhores cartões para acumular milhas em Portugal. Ele é aceito em vários países, desde que os estabelecimentos comerciais tenham a Rede Visa. Aí vem os descontos especiais em parceiros, que falamos acima. 

Nesse caso, a maior vantagem está nos viajantes, o que faz com que esse seja um ótimo cartão de milhas. Para se termos um exemplo real, vamos considerar as empresas que cedem tais benefícios. São elas: Rent-a-car, Hotels.com, Gasolineiras Galp e a Agência Top Atlântico. 

Nesse último caso, quem paga os pacotes de viagens com o cartão ITIC tem uma contagem muito positiva. Assim, para cada 5 euros usados, a pessoa recebe 10 pontos no cartão, o que é o dobro do tradicional. Além disso, tem um bônus de 500 pontos na primeira operação. 

Os benefícios do ITIC da Caixa

E é importante dizer que as promoções podem variar conforme as campanhas publicitárias e comerciais. Para se ter uma ideia, há alguns meses, os titulares do ITIC tinham até 40% de desconto na Rent-a-car, desde que estivessem em Madeira.

Cartão Caixa ITIC: como adquirir milhas com este cartão?
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, conforme está no site do banco, as vantagens exclusivas dão descontos em mais de 1.500 lojas. É o caso da Skillshare, que tem 30% em vários produtos para as assinaturas anuais. A Ambar oferta desconto de 15% em compras online.

Os benefícios em passagens aéreas do ITIC

Agora, o que mais atrai as pessoas é a chance de acumular milhas e trocar por descontos em passagens. A partir de um estudo do banco foi possível notar que a cada 2.500 pontos, os titulares conseguem ter 40 euros de desconto na passagem.

No caso de quem soma 12.000 pontos, isso significa uma economia maior, de 115 euros. No entanto, considere que a validade dos pontos é de 3 anos. E não se pode acumular com outras promoções. Quando o valor do desconto é superior à compra, não há devolução do bônus. 

Como fazer caso o cartão seja roubado

Em caso de roubo, perdas ou extravios do cartão de crédito, a Caixa recomenda que as pessoas titulares peçam o cancelamento imediato do produto. Isso pode acontecer através de uma agência física ou do serviço telefônico, que vamos informar abaixo.

Cartão Caixa ITIC: como adquirir milhas com este cartão?
Foto: (reprodução/internet)

Se o cartão for capturado em uma máquina automática, aí é preciso entrar em contato com o serviço telefônico. Se for horário comercial, é possível ir em uma unidade da Caixa. A primeira medida também será o cancelamento do produto. 

O que fazer caso o cartão tenha débitos duplicado

Se você tem um cartão do professor emitido pela Caixa Geral de Depósitos como esse a compra veio duplicada, dá para entrar em contato com o banco e pedir a avaliação do fato. Até mesmo pelo aplicativo de celular dá para fazer isso. 

E vale lembrar que nas situações em que a moeda de transação for diferente do euro, o débito do cliente será efetuado em euros, em um tipo de conversão automática. Essa conta é feita a partir da taxa do câmbio em vigor na data da transação. 

Quem pode pedir o cartão ITIC da Caixa

Para pedir o cartão de crédito do professor, a pessoa precisa comprovar algumas informações, como o fato de ser professor. Isso se faz através do documento que se chama Estatuto de Professor. Também precisa ser um cliente da Caixa, o que facilita a análise de crédito.

Cartão Caixa ITIC: como adquirir milhas com este cartão?
Foto: (reprodução/internet)

Outro requisito é o de morar em Portugal, mesmo que você seja um estrangeiro. Então, para seguir com a solicitação, o que se recomenda é que ele vá até uma agência da Caixa Geral de Depósitos, portando ainda o documento pessoal. 

Mais um dado importante é saber que exige-se um limite de crédito de 1.500 euros para aprovação do cartão. Quem tem menos renda do que essa precisará escolher outro produto, como o CGD Classic, que é um dos mais simples. 

Como solicitar o cartão ITIC pela internet

Dá sim para pedir o cartão online. Para isso, basta entrar no site da Caixa Geral de Depósitos. Depois, ir em Caixa ITIC e por fim em aderir o cartão. Obviamente, antes de prosseguir será preciso preencher dados, campos e formulários com várias informações pessoais. 

Infelizmente, não é possível pedir o cartão pelo app. Por outro lado, o aplicativo de celular, que é gratuito, tem uma função muito importante: controlar os gastos. Por ele, o usuário titular do cartão poderá ver limites, compras e faturas. 

Quem quiser pedir um cartão de crédito com urgência pode fazer isso diretamente na agência da Caixa. Com a indicação da urgência, o produto é disponibilizado em até 48 horas úteis após o pedido, se for aprovado ou se for uma nova via. É preciso pagar uma taxa por isso.

A taxa de juros do Cartão Caixa ITIC

Quem tem o cartão ITIC pode pagar a fatura de três formas, sendo a fracionada, a arredondada e a flexível. No entanto, vale a pena se atentar as taxas e aos prazos. Por exemplo, o pagamento parcelado sem juros vai até 50 dias.

Cartão Caixa ITIC: como adquirir milhas com este cartão?
Foto: (reprodução/internet)

Isso pode acontecer através do Sistema Cash Advance, que é um tipo de adiantamento de numerário. Já os pagamentos flexíveis variam em percentuais de 5%, 10%, 25%, 50%, 75% ou até 100%. Para que isso aconteça é preciso ter o débito automático no cartão. 

No fracionado, há um crédito adicional onde não é cobrado juro, só que para isso é preciso ter o TPA da Caixa. No geral, saiba que a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) fica em 15,9% ao ano. A TAN é de 10,70%. E a anuidade do Cartão Caixa ITIC é de 25 euros. 

O cartão ITIC da Caixa vale a pena?

O usuário que está interessado nesse produto precisa fazer as contas. De um lado, ele pode sim ser positivo. De outro, nem tanto. Tudo vai depender dos objetivos que essas pessoas possuem, como em milhas, viagens e custos. 

Comparando com todos os cartões de milhas da Caixa, ele é o que tem a menor anuidade. O Miles&More Gold, por exemplo, custa 60 euros. Em termos de juros TAEG, ele é compatível com o mercado, a maioria cobra a mesma taxa em Portugal. 

Quando o assunto são os pontos, ele mantém a mesma média de 1 para 1. Isto é, 1 ponto para cada euro gasto na fatura. Só que a oferta de adesão costuma ser menor, já que oferece 500 pontos enquanto outros podem ofertar até 8 mil milhas, como é o caso do Tap Platinum. 

Como tirar dúvidas sobre o cartão ITIC da Caixa

Para quem gosta de viagens e curtiu o cartão ITIC, a nossa dica é tirar dúvidas diretamente com o banco para descobrir se é a melhor opção para você. A Caixa Geral de Depósitos fica inscrita no número 35 do Banco de Portugal e sob o número 125 da CMVM. 

Os canais de telefone diretos para contatos são: 217-900-790 e o 217-900-791. Lembrando que quem for estrangeiro deve digitar o código 351 na frente do número. A agência central da CGD fica na Rua do Arco do Cego, 50, em Lisboa, Portugal. 

ANÚNCIO