Porto de Galinhas: Mais Barato do que Você Imagina

Porto de Galinhas é o mais importante pólo turístico do litoral sul do estado de Pernambuco. Pois, localizada a cerca de 70 km de Recife, Porto é um pintura, emoldurada por piscinas naturais mornas e cristalinas, povoada por uma fantástica variedade de pequenos peixes. Ela é, certamente, a praia mais concorrida da região. O ponto de partida das jangadas que vão até as piscinas naturais, onde os coloridos peixinhos estão.

Além das piscinas formadas entre os corais, a região possui, por exemplo, estuários, mangues, areia branca e coqueirais, completando a paisagem paradisíaca. Toda a região é bastante frequentada por turistas e surfistas de centenas de nacionalidades. Porto de Galinhas já foi eleita, pela revista Viagem & Turismo, da Editora Abril, como a “Melhor Praia do Brasil” por, acredite, 10 vezes consecutivas!

Porto de Galinhas - Mais Barato do que Você Imagina
Porto de Galinhas – Mais Barato do que Você Imagina

Mas Pernambuco não é só Porto de Galinhas. Na verdade Recife é uma cidade muito próspera e que atrai turistas, não somente pelo seu famoso carnaval, mas também pelas suas belíssimas praias e pelo seu rico centro histórico. São igrejas tradicionais, lindas Catedrais, fortes do período das guerras, praças coloniais, centros culturais, passeios inesquecíveis e vários outros pontos, dos quais o 99Passagens fez uma lista com 7 lugares para você se programar e visitar.

De Onde Vem o Nome?

Inicialmente, ela era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. Contudo, no auge da escravidão brasileira, ela era o principal ponto comercial de escravos ilegais no nordeste. Muitas vezes, eles chegavam escondidos, embaixo de engradados de galinhas-d’angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase “Tem galinha nova no porto!”. Sendo assim, a praia que era de Porto Rico, ficou então conhecida como Porto de Galinhas.

Passagens para Porto de Galinhas

Passagens aéreas é o primeiro ponto a se observar quando nos programamos para uma viagem. Principalmente por causa da variação nos preços que chega a ser de até 100% em alguns casos. Claro que depende da época do ano. Vale lembrar que lá não tem aeroporto e que o mais próximo fica em Recife, a somente a 55 km da Vila. Para sair do aeroporto, você tem as seguintes opções: pode alugar um carro, pegar um táxi, contratar um serviço de transfer ou até pegar um ônibus. O Aeroporto de Recife é um dos mais modernos do Brasil.

ANÚNCIO

É relativamente fácil encontrar uma promoção de passagem para Recife. Então, para aqueles que desejam conhecer Porto de Galinhas, é só ficar de olho nos preços das passagens até a capital pernambucana. Todas as companhias aéreas brasileiras operam com voos diários até o Aeroporto de Recife. Portanto, o melhor a se fazer é cadastrar-se nas newsletters das grandes plataformas de busca de passagens aéreas e aguardar as promoções que acontecem.

Onde ficar?

Porto de Galinhas cresceu tanto que ultrapassou Recife, tornando-se o destino número um pelos visitantes, do estado de Pernambuco. A antiga vila dos pescadores, que evoluiu para um polo turístico, não se cansa de receber turistas. Assim sendo, com os passar dos anos, surgiram cada vez mais empreendimentos. Hotéis, pousadas, resorts, condomínios, flats e até casas de veraneio. Tudo para conseguir atender bem a crescente demanda de turistas.

Em resumo, para se hospedar em Porto de Galinhas, as regiões onde se concentram a maioria dos empreendimentos são, ao todo, cinco:

  • Muro Alto – Que fica no extremo norte, a 7 km de Porto, território do melhor hotel da região, o Nannai Resort & SPA, com sua categoria de luxo;
  • Pontal do Cupe – Logo após Muro Alto, no sentido centro de Porto de Galinhas. Não tem tanto luxo, mas é um lugar muitíssimo agradável;
  • Vila Porto de Galinhas – É onde ficam a maioria das pousadas. Se hospedar aqui é ótimo para quem está sem carro, porque tem de tudo um pouco por perto;
  • Maracaípe – Praia embelezada pelos coqueiros da região e com ondas bem procuradas para prática do surf; e
  • Praia do Cupe – Com 5 km de extensão, é onde fica grande parte dos hotéis, inclusive o famoso Enotel Acqua Club, único com sistema All-Inclusive.

Alimentação e Gastronomia

A gastronomia típica de Porto de Galinhas é, em geral, à base de peixes e frutos do mar. Muitas vezes, frescos, pescados no próprio dia do consumo! Então, adicione a esses pratos, os temperos e ingredientes da culinária nordestina, herança africana, e terão uma explosão de sabores. Vamos fazer uma rápida relação de ambientes super agradáveis, cujos valores vão dos mais democráticos aos mais sofisticados:

  • Restaurante Beijupirá – Clássico de Porto de Galinhas;
  • Cabidela da Natália – Especializado na culinária nordestina;
  • Restaurante Barcaxeira – Famosas macaxeiras gratinadas;
  • Peixe na Telha – Localização privilegiada em frente as piscinas naturais;
  • Domingos Restaurante – Peixes, carnes, aves e os vinhos mais sofisticados;
  • La Crêperie – Crepes e Saladas com as mais variadas combinações.

Não são os únicos, claro, mas esse conjunto de seis, tem variações suficientes para seu dia. Em Porto de Galinhas, certamente você vai se fascinar com os temperos típicos da região pernambucana e suas heranças ancestrais.

Quanto Custa Viajar pra Porto de Galinhas?

Um dos fatores que determina o custo de uma viagem é quanto tempo a pessoa pretende passar no local. Claro que quanto maior for a estadia, maior também será o custo da viagem. Buscar por uma data que seja de baixa estação também é uma decisão mais econômica. Contudo, é possível que para alguns destinos, algumas atrações naturais não estejam na plenitude de sua beleza.

Existem algumas ferramentas online que informam os preços, atualizados, dos principais custos que uma viagem pode ter. Além das que falamos, ainda tem outros como atrações locais, tours, passeios e pacotes. Essa ferramenta virtual reúne, em seu site oficial, todas as informações. Sendo possível então, saber todos os custos de uma viagem em poucos cliques, em um só lugar.

ANÚNCIO