Lençóis, Chapada Diamantina: Um Paraíso com Ofertas

Lençóis é uma materialização do sucesso norte-americano, A Lagoa Azul. O filme acontece em um ilha tropical, paradisíaca, isolada, no sul do Pacífico e longe da civilização. A diferença é que Lençóis fica na região da Chapada Diamantina, no estado da Bahia. Mesmo assim, os agentes de preservação agem arduamente para manter pura e intocada a beleza natural que atrai milhares de turistas todos os anos.

Lençóis, certamente, impressiona. Muitos dizem que o local, faz você esquecer que está no Brasil. Talvez por estar localizada em uma região de altitude maior, os rios, lagoas e o verde se opõem nitidamente ao sertão ao redor. Durante o ano, a temperatura vai dos agradáveis 32º C até os frios aconchegantes – para os padrões nordestinos – 17º C no decorrer das noites mais frias.

Lençóis, Chapada Diamantina
Lençóis, Chapada Diamantina

Contudo, se você curte uma cidade mais voltada para o futuro, conheça Curitiba. Ela foi eleita uma das 21 cidades mais inteligentes do planeta, em 2019, no Intelligent Community Forum (ICF). Esse grupo é também formado por cidades como Chicago (EUA), Issy les Moulineaux (França) e Sarnia-Lambton County (Canadá). Em suma, o reconhecimento internacional foi destaque da apresentação de John Jung, diretor do ICF Canadá. Isso aconteceu no dia 21 de março desse ano, que foi o primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2019.

Principais Atrações de Lençóis

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é a segunda maior queda d’água do Brasil. São mais de 360 metros de altura. Sendo assim, um dos pontos turísticos mais sensacionais de toda a Chapada Diamantina. Ela não fica exatamente em Lençóis. Na verdade, para chegar até lá, é necessário percorrer cerca de 80 km de automóvel até a trilha que leva os visitantes à ela.

A trilha, percorrida a pé, dura em torno de duas horas, mas tem, como objetivo final, o topo da Cachoeira da Fumaça. Para os mais desbravadores, há um caminho alternativo. Ele leva da “cabeça” da queda d’água até o lugar onde ela deságua. Esse caminho tem duração de até três dias, por isso não é indicado para crianças pequenas. Assim sendo, o visitante dorme em barracas, cercado pela natureza exuberante da Chapada Diamantina.

Ribeirão do Meio

Essa atração turística é indicada para todas as idades, e quem a visita jamais se arrepende. A diversão é garantida, principalmente, pelo famoso escorregador de pedra natural. Ele foi curiosamente apelidado de “Rala Bunda” pelos moradores da região. O tobogã natural leva os seus “clientes” direto para as águas tranquilas, cristalinas e refrescantes do Ribeirão de Baixo.

O passeio é perfeito para quem quer descansar com a família nas águas transparentes do Ribeirão. Contudo prefere conhecer os pontos turísticos por conta própria. Por ser uma trilha relativamente rápida e de muito fácil acesso, pagar um guia particular é dispensável. Para chegar até lá, a caminhada é de mais ou menos 3,5 km e leva em torno de 45 minutos.

Serrano, Lençóis

Um dos destinos mais procurados, o parque municipal do Serrano é o lar de diversas atrações da Chapada Diamantina. Pontos turísticos de destaque da região estão todos localizados dentro dos perímetros do parque. Como por exemplo as cachoeiras da Primavera, o Salão de Areias Coloridas, o Poço Halley e os “Caldeirões” (piscinas naturais).

Para chegar até lá, é necessária uma caminhada rápida de menos de 20 minutos, partindo do Centro de Lençóis. O Serrano é o lugar ideal para quem está em busca de aventura. Porque é considerado um “point” para os amantes do rapel e da escalada. Por fim, você ainda pode visitar o mirante desse parque, que oferece uma vista panorâmica de arrancar suspiros emocionados.

Morro do Pai Inácio

Fizemos questão de retratar porque o Morro é, para muitos, o cenário mais imponente da Chapada. Por isso não é à toa que esse é um dos passeios mais procurados pelos que visitam o local. Lá de cima é possível apreciar toda a exuberante vastidão de uma das mais belas paisagens naturais do Brasil. E, no entardecer, o tom dourado dos raios do Sol proporcionam contornos impressionantes às rochas. Ou seja, todo o cenário fica ainda mais bonito.

Lençóis, Chapada Diamantina: Um Paraíso com Ofertas
Morro do Pai Inácio é o cenário mais imponente da Chapada Diamantina.

Apesar da aparência, a escalada até o cume do Morro do Pai Inácio não é difícil. Entretanto, demanda que os visitantes tenham certo fôlego para percorrer cerca de 500 metros de trilha, antes de chegar ao topo. Mas não se preocupe, na trilha da subida é possível fazer algumas paradas. Aproveita-se para fotos e guardar recordações dos Morros dos Três Irmãos e do Camelo.

Cachoeira do Mosquito

A queda d’água que aparece em maio, entre os poderosos paredões rochosos, é o passeio favorito dos turistas. Isso porque une a beleza do cenário mais a facilidade do acesso. Por isso dispensa a necessidade de um guia. Ela leva esse nome porque, durante a época do garimpo, eram encontradas pedrinhas de diamantes que eram apelidadas de mosquitos pelos garimpeiros.

O trajeto começa de carro, já que a Cachoeira está situada a 40 km do Centro de Lençóis. No caminho existe um mirante que vai revelar a grandeza do colossal terreno da Chapada Diamantina. A partir do estacionamento, já existe uma trilha, bem facinha de ser concluída. Essa trilha leva até a queda d’água, com seus de mais de 70 poderosos metros de altura. Valem todas as paradas para inesquecíveis fotografias.

Passagens Para Lençóis

Poucos são os países que superam o Brasil, em termos territoriais, ao redor do mundo. Sendo assim, convenhamos, aqui é o lugar perfeito para quem gosta de viajar. Os que gostam de sol, vão em busca do Nordeste. Sendo a Bahia um dos locais mais procurados, é valiosa a ressalva de Lençóis. Porque o Nordeste não é só areia e água salgada.

Decidido o destino, o próximo passo é a garantir as passagens aéreas. Por causa da rotina, a melhor opção é a online. Onde você pode fazer pesquisas com qualidade e segurança. Busque sempre sites oficiais de empresas aéreas reconhecidas. Outra opção são as plataformas de busca de passagens aéreas em promoção. Elas estão na constante pesquisa e podem economizar muito do viajante. Tudo certo? Boa viagem!