Seguro viagem: compensa ou não?

Fazer o Seguro Viagem para todas as vezes que precisamos subir num avião, compensa? Ou será que existem critérios para escolher qual viagem eu devo fazer ou não fazer o Seguro Viagem? Ou será que é só mais uma forma das companhias aéreas ganharem mais dinheiro de seus clientes? Existe algum benefício que se possa perceber durante a viagem para que valha a pena contratar o serviço?

ANÚNCIO

Certamente, o melhor lugar pra descobrir isso tudo é aqui no 99Passagens! Nós reunimos as informações necessárias pra o passageiro ter muito mais tranquilidade e segurança para contratar - ou não - essa prestação de serviço. Além disso, abordamos aqui as principais dúvidas sobre o assunto, sobretudo para que sua experiência de voo seja focada no seu objetivo principal. Independentemente se é férias, turismo ou trabalho, o viajante tem que estar sempre tranquilo.

Seguro Viagem Compensa ou Não
Seguro Viagem Compensa ou Não

Outra grande dúvida que as pessoas têm é sobre Pacotes de Viagem. Eles ajudam ou atrapalham a realizar a viagem dos sonhos? Certamente, a estratégia de um planejamento bem-feito é fundamental para evitar dissabores. Dentro desse sonho, dezenas de detalhes precisam ser bem organizados. Como não é um processo fácil, o 99Passagens preparou uma matéria sobre as vantagens e desvantagens dos Pacotes de Viagem para esclarecer o assunto.

ANÚNCIO

O que é seguro viagem?

O Seguro Viagem é a prestação de um serviço que tem como propósito dar suporte ao viajante. Ou seja, ajudá-lo a resolver diversos problemas durante sua viagem. 99Passagens entende que é recomendável ter um seguro. Até mesmo porque, para alguns destinos, ele é até obrigatório. Costumeiramente, ele é sim uma excelente forma de evitar grandes dores de cabeça no percurso. Além disso, também pode levar o passageiro a ter muitas economias.

Pra que serve?

Em primeiro lugar, a gente nunca sabe quando tudo vai sair como planejado ou quando alguma coisa vai dar errada. E, convenhamos, ninguém merece ter sua viagem estragada por causa de um imprevisto. Algumas pessoas passam semanas, às vezes meses, talvez até anos planejando àquela viagem dos sonhos. Aí, quando finalmente chega a hora, desastre...

ANÚNCIO

Algo saiu do planejado! Pronto. É exatamente para casos como esses que se contrata o seguro viagem. Ele é agente que garante a segurança e a tranquilidade dos viajantes, durante esse período em que eles estão fora de casas, às vezes fora do país. Em diversas situações, podem ser oferecidas pelas prestadoras de serviço, ou assistências, ou indenizações que amenizam mais ainda o efeito de imprevistos.

Vale a pena contratar um seguro viagem?

Levando em conta o preço de um seguro viagem, a economia por ser uma das maiores importâncias de se contratar um.

É claro, a princípio é bem mais barato não pagar por seguro nenhum. Mas os reembolsos, indenizações e assistências ofertadas podem rapidamente compensar o preço pago. Por exemplo, em alguns lugares do mundo, tal e qual aqui no Brasil, o atendimento médico particular é absurdamente caro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o custo de uma simples internação particular, com todos os aparatos de urgência, pode chegar até 3500 dólares por dia! Enquanto isso, um seguro viagem para lá, pago com planejamento, custa em torno de 15 reais diários. Isso sem falar no ressarcimento que ainda pode ser recebido por bagagens extraviadas ou para voos cancelados.

O que o seguro cobre?

Uma resolução da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), em 2014, definiu que tanto a "Assistência de Viagem" como o "Seguro Viagem" passariam a ser exatamente a mesma coisa. Essa mesma resolução da SUSEP também tornou obrigatório o oferecimento de pelo menos um dos serviços - ou coberturas - seguintes:

  1. Traslado médico;
  2. Morte em viagem;
  3. Traslado do corpo;
  4. Regresso sanitário, também conhecido como repatriação;
  5. Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem; e
  6. Despesas médico-hospitalares (DMH) e/ou odontológicas ocasionadas por acidente pessoal, ou por doença súbita.

Quando custa um seguro viagem?

Os valores de um seguro variam bastante. O preço depende, em primeiro lugar, da duração da viagem, mas também do destino, do número de pessoas e da abrangência do plano selecionado. Por isso, a melhor forma de saber quanto vai ser o custo do seguro viagem, ainda é consultando diretamente a seguradora. Como existem várias, vale a pena uma pesquisa para não pagar mais caro por menos coberturas.

Por outro lado, uma forma mais rápida de conseguir fazer uma boa pesquisa no mercado é usando um Comparador. Algumas plataformas Online são especializadas em saber quais são os seguros que mais se adequam ao perfil do viajante! No caso do Brasil, os valores dos seguros podem ser encontrados entre 30 até mesmo 5 reais por dia. Portanto vale a pena pesquisar.

Plataformas comparadoras

Contratar um empresa séria para pesquisar o seu Seguro Viagem é ter a garantia de contratar o melhor plano de seguro viagem. Ou seja, o melhor valor, pela melhor cobertura. Saber que pode contar com profissionais especializados, capacitados para tirar quaisquer eventuais dúvidas que possam surgir no momento da pesquisa. Bem como, no momento da compra do seguro.

Uma dessas empresas é a Seguros Promo. Ela é uma companhia inovadora, com os mais novos e mais completos planos do mercado. Com profissionais qualificados, ela vem crescendo no intuito de ajudar os clientes a manter a sua segurança. Claro, isso para que possam aproveitar a viagem sem nenhuma preocupação que não seja, exclusivamente, a própria viagem.

Versão em espanhol: ¿Es conveniente un seguro de viaje o no?