Viajar na Alta Temporada – Economize Tempo e Dinheiro

Só deu pra viajar na alta temporada? Não tem problema. 99Passagens vai poder ajudar a fazer valer cada minuto – e cada centavo – da sua viagem de férias! Seguindo todas as dicas que preparamos, o turista vai conseguir aproveitar muito mais o tempo do sossego e do descanso tão merecido, depois de meses e meses trabalhando duro. Cada conquista suada, tem sua recompensa quando as férias batem na porta.

Por isso fizemos questão de elencar tudo o que é necessário se lembrar de fazer, antes e durante a viagem, para que não haja desperdício, nem do seu tempo, nem do seu dinheiro. Com essa matéria em mãos, o viajante vai ter a tranquilidade que as nossas dicas começam desde o check-in. Destino escolhido e passagens aéreas compradas? Então vamos lá! Ao final desse artigo, o leitor terá a certeza que tudo está sob controle.

Viajar na Alta Temporada - Economize Tempo e Dinheiro
Viajar na Alta Temporada – Economize Tempo e Dinheiro

Ainda não decidiu para onde comprar suas passagens aéreas? Temos uma sugestão muito conhecida, não só pela beleza de suas praias, mas também pelo agito dos bares, Porto Seguro atrai os mais variados tipos de turistas. Eles vão desde os solteiros, buscando curtição e aventura, até os recém casados, em lua-de mel, construindo o início de suas histórias à dois. Isso claro, sem deixar de falar ou dos estudantes recém-formados, ou dos casais, já maduros, em busca de tranquilidade.

Dicas Para Viajar na Alta Temporada

Faça check-in pelos canais digitais

Não espere, necessariamente, chegar no embarque para fazer o check-in. Pelo contrário, antecipe o check-in pelo site da empresa aérea que você comprou a passagem. Faça isso pelo Smartphone, ou pelo tablet. Mas, se prefere mesmo fazer no aeroporto, use os totens e agilize ainda mais seu embarque. Em média, existe um prazo para o check-in online estar disponibilizado pelas companhias aéreas. Confira:

  • Voos Nacionais: Disponíveis de dois dias a 45 minutos antes do voo;
  • Voos Internacionais: Disponíveis de dois dias a 1h15min antes do voo.

Documentos

Esse ponto é onde muitos viajantes metem os pés pelas mãos. Pensam em tudo, mas o óbvio termina passando desapercebido. Em primeiro lugar verifique previamente se os documentos estão em boas condições. Eles devem possuir foto que permita a identificação do viajante. Documentos com mais de 10 anos costumam ter fotos um tanto quanto diferentes da aparência atual do portador.

Contudo, preste atenção nesses detalhes: Em viagens nacionais – pelo Brasil – e para países que fazem parte parte do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), basta apresentar um dos documentos abaixo com foto:

  • Passaporte;
  • Habilitação (CNH);
  • Carteira Profissional (CLT);
  • Carteira de Identidade (RG).

Enquanto para as viagens acima citadas portar o passaporte é facultativo, para quaisquer outras viagens internacionais, a apresentação do passaporte é obrigatória. Importante: a apresentação desses documentos é válida somente para o embarque de passageiros adultos. Ou seja, na nossa legislação, maiores de 18 anos. Entre 12 e 18 anos, a lista é a seguinte:

  • Passaporte;
  • Documento Nacional de Identidade (DNI);
  • Carteira de Identidade riginal ou cópia autenticada.

Para passageiros entre 0 (zero) e 12 anos incompletos, a aceitação de Boletim de Ocorrência (BO) deverá ser feita mediante a consulta à Vara da Infância e da Juventude específica de cada localidade. Lembrando: Parentes de até terceiro grau são: Pais, avós, bisavós, tios, irmãos e sobrinhos.

O documento da criança e/ou do adolescente de até 16 anos incompletos tem que comprovar, ou a filiação, ou o parentesco com o responsável. Este também é obrigado a apresentar um documento de identificação válido. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, “o menor pode viajar acompanhado de parentes maiores de idade até terceiro grau”, desde que comprovado, através do documento, o grau e o parentesco.

Para Voos Internacionais

Para embarcar COM a criança ou adolescente (menor de 18 anos), tem que apresentar o documento original dele. Nesse caso, o passaporte válido ou, se for um país do Mercosul, a Carteira de Identidade. Entretanto, o menor de 16 anos só poderá viajar SEM a companhia dos pais (ou responsável) com uma Autorização Judicial. Além disso, cuidado, porque ainda tem o seguinte:

  • Se a criança ou o adolescente estiverem viajando com apenas um dos pais:
    • É obrigatório providenciar um autorização judicial ou uma autorização DO OUTRO genitor, mas com firma reconhecida em duas vias originais.
  • Se a criança ou o adolescente estiverem viajando acompanhado de terceiros maiores:
    • É obrigatória a autorização judicial ou uma autorização DE AMBOS os pais, mas com firma reconhecida em duas vias originais.

Bagagens para Viajar na Alta Temporada

Nas empresas aéreas brasileiras, é possível levar, gratuitamente, 1 bagagem de mão de até 10 kg. Isso não é benefício dessa ou daquela companhia aérea. Não aceite, como argumento, te oferecerem como benefício, um direito que já é seu. Contudo, após a edição da Resolução n°400/2016, da presidente daquele momento, as empresas podem vender passagens aéreas com diferentes tipos de franquias de bagagens despachadas. Ou, até mesmo, sem a franquia, para os clientes que optarem por não utilizar esse serviço.

Todavia, em todas as passagens aéreas valem as regras que estão no contrato, especialmente a de franquia de bagagem, e independente da data do voo. Por isso, quando for comparar os preços das passagens aéreas, analise o que está sendo oferecido. Toda a atenção para o peso, as dimensões, ou a quantidade de bagagem permitida em cada tarifa. Leia tudo com bastante atenção para saber que tipo de passagem a empresa está oferendo.

Duas dicas simples:

  1. Pese sua própria bagagem antes de sair de casa. Isso vai assegurar que ela está dentro do limite contratado no ato da compra da passagem aérea.
  2. Não despache bagagens com objetos de valor, como por exemplo: joias, dinheiro, eletroeletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras, etc.). Eles devem ser transportados na bagagem de mão.

Chegue Antes ao Aeroporto

Nesse período da temporada de férias, a maioria dos aeroportos ficam bastante movimentados. Então, a fim de evitar imprevistos e atrasos desnecessários, vá para o aeroporto com antecedência. Assim é possível embarcar com mais tranquilidade, aproveitar os serviços que os aeroportos, supostamente, oferecem e curtir uma viagem mais relaxadamente. Veja qual seriam as recomendações de tempo de antecedência para a Alta Temporada:

Em resumo é assim: Se na compra da passagem aérea, o cliente informou que vai levar somente a bagagem de mão, 40 minutos para voos nacionais e 1h30 para voos internacionais. Se vai despachar bagagem, 2h para voos nacionais e 3h para voos internacionais. Vai ser muito difícil algum aeroporto brasileiro te pegar desprevenido com essa antecipação.

Casos Especiais

Existem algumas situações que não são comuns, mas o 99Passagens vai dar uma pincelada nelas pra alertar o leitor:

Viajar na Alta Temporada com Gestantes

Verifique sempre as precauções de acordo com a quantidade de meses que o bebê já tem. Bem como a necessidade de um atestado do seu médico ou, até mesmo, um acompanhamento médico da empresa aérea. Gestantes e lactantes têm direito assegurado por lei a um atendimento preferencial. Por isso, se estiver nessas condições, não hesite em solicitar o serviço especial.

Viajar na Alta Temporada com Pets

Cada empresa aérea tem uma política diferente quanto a viagem do seu animalzinho de estimação. Algumas, inclusive, garantem um lugar para ele na cabine, junto com o dono. Claro que existem requisitos – como idade mínima, dimensões do animal, da caixa de transporte, etc – para serem cumpridos, mas já é válido saber que existe essa possibilidade. Lembrando que as regras para o peso da sua bagagem na cabine continua sendo de 10 kg. Já incluindo o kennel (caixa de transporte).

Economize Tempo e Dinheiro

Depois de ler todas as dicas, as sugestões e orientações, você já descobriu como ganhar mais tempo e economizar custos desnecessários na sua viagem. Então comece a planejar agora mesmo! Em média, comprando as passagens com alguns dias de antecedência, você encontra bons preços, mesmo na Alta Temporada. Algumas empresas aéreas, nesse período, criam áreas especiais em seus sites oficiais pra o cliente aproveitar as ofertas de férias. Divirta-se! Suas férias serão inesquecíveis!