Ao viajar para o Brasil ou outros países, é bastante comum que os turistas enfrentem problemas de conexão com a internet, devido à nossa grande dependência dela no dia a dia. Ao deixar a sua localização de origem, os sinais podem se tornar fracos ou inexistentes.
É nesses momentos que muitas pessoas entram em desespero. Afinal, de que adianta tirar uma foto se não é possível compartilhá-la? Como se comunicar com as pessoas pelo WhatsApp? E quanto a pagamentos por transferência? Sem internet, essas transações se tornam impossíveis.
Nesse sentido, uma alternativa é se conectar a uma rede de Wi-Fi gratuita, o que é uma realidade em vários lugares ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Neste texto, você vai descobrir como encontrar pontos de acesso à internet gratuitos em diversos países.
- O roaming de dados do celular
- Como ter Wi-Fi de graça em qualquer lugar
- Tem Wi-Fi grátis no aeroporto
- O Wi-Fi gratuito na Argentina
- Qual o melhor aplicativo para pegar Wi-Fi de graça
O roaming de dados do celular
Antes de abordarmos o assunto do Wi-Fi gratuito durante viagens, é importante que você compreenda o conceito de roaming de dados, uma vez que todas as operadoras fornecem esse serviço. Em termos simples, trata-se de um plano contratado para obter acesso à internet de maneira mais rápida.
O processo de contratação é praticamente automático, pois ao chegar em outro país, o usuário receberá um SMS da operadora oferecendo o serviço. Os planos começam a partir de US$ 7,50 por dia.
Em outras palavras, é bastante caro. Pode ser uma opção viável para aqueles que não compraram um chip internacional, mas apenas se houver uma necessidade extrema de conexão assim que chegar ao exterior.
No entanto, é importante ressaltar que a qualidade da conexão não é tão boa e a cota diária de dados pode se esgotar rapidamente, em poucos minutos.
O chip local ou simcard
Outra opção é o chip local. Ele é interessante porque mantém o funcionamento regular do seu celular. É possível comprar um chip pré-pago mesmo estando no Brasil e já chegar no país estrangeiro com uma abundância de dados para usar.
Para aqueles que planejam ficar no exterior por mais de 5 dias, costuma ser uma boa ideia. Especialmente se houver a necessidade de se manter conectado por longos períodos para falar com familiares e amigos. No entanto, se a estadia for menor que isso, o custo pode não valer a pena.
No caso de alguém que fará um tour pela Europa, a sugestão é usar chips multipaíses, que são opções que permitem o uso em mais de 100 países. No entanto, eles são caros, partindo de US$ 100. Em todos os casos, utilizar Wi-Fi gratuito será uma opção mais econômica.
Como ter Wi-Fi de graça em qualquer lugar
De maneira geral, é possível encontrar redes Wi-Fi gratuitas em diversos locais públicos, como praças, parques, shoppings, restaurantes, aeroportos, rodoviárias, postos de conveniência e muitos outros. Isso ocorre porque as empresas disponibilizam essas redes para seus clientes.
Até mesmo as operadoras de telefonia disponibilizam estações com redes Wi-Fi, o que permite o acesso a Wi-Fi em vários lugares ao redor do mundo. No Brasil, é possível encontrar vários pontos de Wi-Fi oferecidos pela Claro, Oi, Vivo, Tim e outras empresas.
Isso também ocorre em outros países. Isso significa que, durante viagens para o exterior, mesmo que você esteja sem roaming de dados ou sem conexão móvel, é possível permanecer conectado. Além disso, existem aplicativos que auxiliam na busca por redes Wi-Fi próximas.
Como ter Wi-Fi em viagem
Durante viagens, existem diversas opções e ideias para se conectar à internet. Por exemplo, o uso de chips internacionais ou chips locais. No entanto, nem sempre essas opções permitem uma conexão de internet prolongada, uma vez que dependem do sinal móvel.
Nesse sentido, a solução mais conveniente é utilizar redes fixas, ou seja, o Wi-Fi de banda larga. Porém, esse é um serviço pago oferecido pelas empresas. No entanto, o foco deste texto é abordar outra alternativa: o Wi-Fi gratuito.
Em primeiro lugar, é importante considerar que hotéis, resorts e outras opções de hospedagem geralmente oferecem acesso gratuito à internet para os hóspedes.
Além disso, existem diversos locais públicos, como mencionados anteriormente, como shoppings e praças, que disponibilizam Wi-Fi gratuito. Agora, surge a pergunta: como descobrir onde encontrar Wi-Fi grátis?
Tem Wi-Fi grátis no aeroporto
Se você está em busca de lugares garantidos para encontrar Wi-Fi gratuito em outros países, é importante lembrar que quase todos os aeroportos oferecem essa opção. Assim como no Brasil, é fácil se conectar à rede de Wi-Fi do aeroporto e usufruir gratuitamente da internet.
No entanto, é importante ficar atento ao fato de que, muitas vezes, é estabelecida uma restrição que permite o acesso apenas aos passageiros de voos. No Brasil, os mais de 50 aeroportos da Infraero oferecem esse serviço aos passageiros que estão prestes a voar.
Tem Wi-Fi no avião também
As companhias aéreas também costumam oferecer acesso à internet móvel sem cobranças para os seus passageiros. Um bom exemplo é a Air France, que oferece o Pass Message gratuitamente para WhatsApp e iMessage. Por outro lado, o Pass Surfe e o Pass Stream são serviços pagos.
No Brasil, a Azul Linhas Aéreas disponibiliza esse serviço aos passageiros. No entanto, é importante verificar se a aeronave possui o "Modo Azul de Viajar". Para utilizar, basta se conectar ao navegador www.azulwifi.com e seguir as instruções de uso.
Na Gol e na Latam, ocorre o mesmo. Na Gol, por exemplo, eles incentivam o uso da hashtag #wifiPRIMEIROnaGOL, pois se autodenominam como a primeira empresa aérea do país a oferecer esse serviço, juntamente com a Avianca Brasil.
O Wi-Fi gratuito na Argentina
Para ilustrar essa ideia de Wi-Fi gratuito em diferentes lugares, vamos nos concentrar na Argentina, mais especificamente em Buenos Aires. Lá, encontramos o que é conhecido como BA WiFi. Se você já visitou Buenos Aires, provavelmente já viu essa informação em alguma placa.
Nesse exemplo da capital argentina, é importante destacar que quase todos os locais públicos oferecem sinal de internet gratuito, incluindo as estações de metrô. O acesso está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive em datas especiais, como o Natal.
Portanto, se você estiver em Buenos Aires e desejar se conectar, a dica é procurar por um sinal BA WiFi. Em seguida, leia os termos de uso e permita que o serviço funcione. Pronto, você estará conectado. No entanto, lembre-se de tomar as devidas precauções de segurança cibernética.
Outros lugares do mundo com Wi-Fi grátis
Para aqueles que estão viajando para os Estados Unidos, é importante considerar que este é um país com várias opções de Wi-Fi gratuito. Um ótimo exemplo são os pontos turísticos localizados em Manhattan, Brooklyn e Queens.
Na Austrália, um destino muito visitado pelos brasileiros, Perth é a cidade ideal para quem não possui sinal de internet móvel e deseja se conectar por meio de Wi-Fi gratuito. Quase todas as ruas de Perth possuem pontos de acesso à internet gratuita disponíveis para as pessoas.
Ao visitar países mais exóticos, é interessante conhecer aqueles que oferecem mais alternativas de Wi-Fi gratuito. Tel Aviv, em Israel, possui mais de 80 pontos turísticos com a rede Free-TLV. Macau, na China, tem mais de 150 pontos, incluindo museus e parques. O mesmo ocorre em Taipei, em Taiwan.
Qual o melhor aplicativo para pegar Wi-Fi de graça
À medida que chegamos ao final do texto, surge uma pergunta extremamente relevante: como encontrar pontos de Wi-Fi gratuito em qualquer lugar do mundo? É nesse momento que entram em cena os aplicativos especializados, que ajudam a localizar esses sinais.
Dentre todos os aplicativos, o Instabridge é o mais renomado quando se trata de encontrar sinais de Wi-Fi. Na verdade, muitas pessoas não saem em viagem sem tê-lo ativado em seus celulares. Para os viajantes, ele é considerado uma ferramenta indispensável.
Outros aplicativos para encontrar Wi-Fi grátis
Além do Instabridge, é uma boa ideia baixar e testar outros aplicativos que podem ser úteis durante a viagem. No Brasil, os aplicativos mais bem avaliados nas plataformas de aplicativos são: WiFi Password Recovery, Osmino WiFi e WiFi Magic.
Os cuidados ao se conectar em redes wi-fi públicas
É importante que aqueles que precisam utilizar redes Wi-Fi gratuitas em espaços públicos estejam atentos a possíveis falhas de segurança, pois hackers podem roubar dados sensíveis. A primeira dica é garantir que um programa antivírus esteja sempre instalado e ativo.
Além disso, é recomendável evitar acessar sites ou aplicativos que solicitem a senha. Uma alternativa interessante é utilizar apenas a autenticação biométrica ou o reconhecimento facial.
Realizar transferências bancárias ou compras online usando o cartão de crédito não é aconselhável ao utilizar redes Wi-Fi públicas.
Versão em espanhol: Cómo obtener Wi-Fi gratis durante los viajes