Força Aérea Brasileira: como viajar de graça

Sabia que a Força Aérea Brasileira não serve somente a políticos e militares? Pois é. É possível voar de graça pela FAB. Aliás, todos os voos concedidos por ela para os brasileiros são gratuitos. Não há cobrança de taxas, ou cobrança de tarifas, ou custos com o aeroporto.

Uma das atribuições da FAB é proporcionar integração nacional, zelando por várias vidas durante os voos. Além de promover um tráfego aéreo seguro, ordenado e rápido nos 22 milhões de quilômetros quadrados brasileiros. Fazer a integração do território do país é uma atribuição da FAB. 

Força Aérea Brasileira - Como Viajar de Graça
Força Aérea Brasileira - Como Viajar de Graça

Leia abaixo os tópicos que vai encontrar nesse post:

  • Quais são as atribuições da FAB;
  • Como conseguir voo grátis na FAB;
  • Outros meios para viajar de graça;
  • Mitos e verdades sobre passagens aéreas.

Curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira

Desde quando grande parte das aeronaves proporciona a integração do Brasil em diferentes missões. Voar de graça pela FAB implica em ajuda humanitária, ações cívico-sociais, transporte de órgãos e de urnas eleitorais, evacuações aeromédicas, construção de pistas e transporte de pessoas. 

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

O antigo Ministério da Aeronáutica nasceu em 20 de janeiro de 1941 através do Decreto-Lei n° 2.961, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Ele transferiu vários militares, alguns servidores civis, aviões e instalações da Marinha, do Exército e do Ministério da Aviação e Obras Públicas para a Aeronáutica, com a denominação de Forças Aéreas Nacionais.

O ministério motivou a aviação militar e civil no Brasil. No mesmo ano, 1941, o presidente Getúlio assinou outro Decreto-Lei (3.302), criando, agora, a nova denominação do ministério: Força Aérea Brasileira, com a sigla FAB, dando independência à Força. Isso aconteceu pela relevante evidência da sua nacionalidade.

Como voar de graça pela Força Aérea Brasileira

Muitos nem sequer imaginam, contudo é importante ficar sabendo que isso não é um privilégio exclusivo para uso militar ou político. Pelo contrário, os cidadãos de nacionalidade brasileira, que sejam residentes em território nacional, têm direito a viajar de graça com a FAB.

ANÚNCIO

Mas, antes de organizar as malas, é bom saber que isso só é possível quando há disponibilidade nas "Missões de Transporte Aéreo Logístico". A carona, então, não é tão imediata de se conseguir. Um outra coisa importante de saber é que civis não podem embarcar em aeronaves que transportam materiais bélicos ou carga confidencial.

Entretanto são enquadrados em voos chamados de tropas, de correios ou de missões. Essas missões podem ser de salvamentos, de patrulhamento ou de treinamentos. São, ao todo, 16 destinos, e todos eles são nacionais. Primeiramente, para embarcar em um avião, é necessário fazer uma inscrição num órgão chamado Correio Aéreo Nacional (CAN).

Como fazer a inscrição na FAB

Ainda, o CAN é um serviço postal militar brasileiro, fundado em 1931. Alia-se à FAB no mesmo propósito de integrar as diversas regiões do país. Além disso, permite a ação governamental em comunidades de difícil acesso, possuindo um significativo papel social. O CAN, em cada região brasileira, tem entre duas a quatro unidades para o civil se inscrever.

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

No ato da inscrição deve ser informado, claro, a localidade onde se deseja embarcar e o seu destino de interesse para viajar de graça. Contudo, a viagem está condicionada à disponibilidade tanto de vagas como de aeronave com destino ao lugar solicitado. Após apresentar o interesse, o cidadão tem até dez dias para ser convocado.

O que não significa, obrigatoriamente, que ele terá a oportunidade de voar de graça com a FAB. Porque toda viagem civil está condicionada à disponibilidade de vagas dentro das aeronaves. Caso esse prazo de dez dias expire e a pessoa ainda tenha interesse de fazer a viagem, é necessária a renovação da inscrição. É por um novo período de mais dez dias.

A gratuidade da Força Aérea Brasileira

A despeito da gratuidade, a FAB informa duas coisas. A primeira é que a viagem ocorre em aproveitamento de alguma missão previamente planejada e o embarque de passageiros não representa custo algum. Outra questão abordada é que, diferente do que se pensa sobre cotas, não há um limite imposto para quantidade de uso de aeronaves da FAB.

Em outras palavras, é possível viajar de graça quantas vezes quiser, desde que haja disponibilidade. E, em nenhuma das vezes, será cobrado valor algum. Sim, é voar de graça. Mas fique atento! Havendo a vaga, a FAB entra em contato, ou no dia ou na véspera, informando a hora do seu embarque.

No site oficial da Força Aérea Brasileira, tem todos os locais de todas as regiões onde a inscrição no Correio Aéreo Nacional pode ser feita. Há também o esclarecimento de várias dúvidas frequentes para voar de graça. Além disso, existe a lista de recomendações para quem se interessa pela ideia. 

Outras formas para viajar de graça de avião

Convenhamos que viajar com a FAB é uma das formas mais desconhecidas de se viajar de graça, não é verdade? Enquanto que os programas de milhas costumam ser bem mais populares. No entanto, nem sempre dá para ter 100% de desconto nas tarifas de voo, mas dá para reduzir consideravelmente os preços. Geralmente, existem cartões de crédito voltados para milhas.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme o cliente for utilizando o cartão para compra de produtos, pontos vão sendo acumulados. A pontuação pode ser trocada por milhas de passagens aéreas. Cada cartão possui um sistema de milhas diferenciado, então é válido dar uma estudada nas opções. O programa Smiles é um exemplo bem conhecido entre os viajantes de plantão.

A Smiles administra as milhas da companhia aérea Gol. O objetivo é fazer uma espécie de recompensa da fidelidade do cliente. As milhas podem ter valores diferentes a depender do cartão e do produto. Além disso, as passagens podem mudar de valor constantemente, da mesma forma as milhas. 

Overbooking

Não é outra opção tão comum, mas pode acontecer. O overboking acontece quando a companhia aérea vende mais bilhetes do que tem capacidade de suportar. A estratégia de alguns passageiros é perguntar sobre a lotação da aeronave após o check-in. Se o voo estiver lotado, a companhia costuma pedir para que alguns passageiros mudarem de voo.

Em troca o passageiro recebe um voucher que pode ser uma passagem gratuita. Em casos de perda de voo por culpa exclusiva da empresa, o cliente deve receber pelo menos alimentação, no caso de espera superior a 2 horas. Se a espera for maior do que 4 horas, é obrigação da companhia fornecer hospedagem ao cliente. 

No entanto, tenha cuidado às questões de um eventual voucher como recompensa. Fique de olho nos dados sobre os voos transferidos, já que os benefícios costumam variar de acordo com a empresa. A dica é perguntar os próximos voos disponíveis, se os gastos referentes à hospedagem realmente serão ressarcidos, data da expiração do voucher, etc.

Mitos que as pessoas acreditam sobre passagens aérea

Ainda, separamos algumas informações super interessantes para esclarecer alguns mitos que os consumidores têm sobre passagem aéreas. Um fato vai deixar muita gente de boca aberta: comprar passagens com antecedência nem sempre sai mais barato. Na realidade, o preço varia a todo o momento. Sem contar que a depender da época do ano, os preços podem ser mais baratos ou mais caros. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Outro "mitão" é que as passagens ficam mais baratas durante a madrugada. Quem nunca caiu nessa conversa, né? A verdade é que as promoções podem acontecer a qualquer hora do dia. Inclusive, a realidade pode ser bem diferente do que as pessoas pensam. Durante a madrugada, a movimentação na internet é menor. Logo, os preços podem até ser menos atrativos.

Utilizar a aba anônima para pesquisar passagens também não vai ajudar a encontrar preços melhores. Da mesma forma não vai resolver se você fazer um limpa no histórico de navegação do computador. O que de fato acontece é que as companhias aéreas se baseiam os preços de acordo com suas políticas e não conforme os dados de busca dos clientes. 

O que é verdade?

Claro que nem todos os fatos ditos sobre passagens é mentira, né? Existem algumas verdades por aí. Uma delas é que existem determinados dias da semana em que as passagens têm preços mais baixos, como por exemplo sábado à noite. As passagens costumam ser mais baratas em dias que a procura é reduzida. 

Outra verdade é que viajar de madrugada sai mais em conta para o bolso. A demanda de voos durante o dia é bem maior, logo, os valores tendem a ser mais altos. Então, se quiser economizar durante viagens, é válido dar uma flexibilizada e optar por voos de madrugada. 

Dica extra

Por fim, saiba que a FAB indica que a solicitação ou inscrição seja feita com o máximo de antecedência possível. Isso por conta da disponibilidade dos aviões. Outras dicas são importantes. Em primeiro lugar, não vá muito informal. Não é um avião de passeio ou turismo. Apesar de voar de graça, é um serviço militar e algumas coisas não são permitidas.

Por exemplo, não é permitido trajar bermudas e ou chinelos nas bases militares. Em segundo lugar, não abuse da carga. Monte uma mala com, no máximo, 15 kg. Também não carregue mais do que 5 kg de bagagem de mão. Porque se a relação dos passageiros for alterada por alguma urgência e sobrarem poucas vagas, embarcam os inscritos que carregarem menos peso.